Mais de 150 crianças têm compromisso marcado todas as terças e quintas-feiras à tarde, no bairro Jardim Betânia, em Cachoeirinha: são as aulas do projeto Crescer Taekwondo, que ocorrem gratuitamente no Ginásio do bairro. E mais do que isso, essas crianças têm compromisso com a inclusão, educação e valores como respeito e disciplina.

O projeto é todo social e voluntário, ou seja, nenhuma criança paga para participar das aulas. A iniciativa é dos instrutores Pablo Ramos e Tamires Fischer, que um dia estiveram do outro lado do tatame. “Também fui aluno de projeto social, e isso mudou a minha vida”, relata Pablo, que assim como Tamyres são alunos da academia Master Tiger. [CONTINUA ABAIXO]
As aulas na Betânia iniciaram em abril, e logo o Crescer Taekwondo, de fato, cresceu. Hoje, vem crianças de diferentes bairros até a Betânia participar das aulas, nas terças e quintas a partir das 17h30 (são duas horas de aula em cada um dos dias). Cada vez mais alunos novos vão chegando, e há ainda espaço para mais. “Crianças acima de 4 anos podem participar. Temos alunos de diversas idades, dos 4 aos 30”, conta Tamyres.
Os irmãos Lucas, de 9 anos, e Gabriel, de 11, não perdem um dia de aula. A dedicação aos treinos se reflete também na educação fora do ginásio, como conta a mãe Susi Martins. “A disciplina em casa e até mesmo o rendimento escolar melhoraram após a participação aqui no projeto”, conta.
Também pai de aluno, Adriano de Oliveira não perde um treino do filhão. “O relacionamento com as outras crianças, aliado ao esporte, é ótimo”.
Os pais se mobilizam junto aos instrutores, para fazer o Crescer Taekwondo “crescer ainda mais”. Ações sociais são realizadas para levantar fundos para o projeto, seja para compra de kimonos, tatames e para custear exames de trocas de faixa. Conforme os instrutores, já é possível identificar futuros atletas talentosos, que logo levarão o nome do projeto e o de Cachoeirinha em competições.
“Ser feliz me consome muito”
A tatuagem da instrutora Tamyres avisa: “Não tenho tempo para mais nada, ser feliz me consome muito”. E, fazer o bem, é o que a deixa feliz.
E, para isso, há tempo sim. E ao lado de Pablo, eles se dedicam de corpo e alma ao projeto social que está transformando vidas no Jardim Betânia.
“Nosso objetivo é crescer ainda mais”.
Você pode participar… E AJUDAR!
O trabalho é todo voluntário, por isso toda ajuda é bem-vinda. Além da igreja que disponibiliza o ginásio, o vereador do bairro, Brinaldo Mesquita, também apoia a iniciativa. Mas é preciso mais!
Para conhecer mais sobre a iniciativa, saber como participar e até mesmo ajudar, acompanhe o trabalho nas redes sociais do Crescer Taekwondo. É só clicar AQUI.