A articulação do vereador David Almansa junto ao governo federal para garantir ajuda humanitária, com presença do Exército em Cachoeirinha, já surtiu efeito. A confirmação é de que, nesta sexta-feira (19/1), às 9h30, haverá reunião com representantes do Governo Federal para agilizar o envio da ajuda.
O foco inicial é na distribuição de lonas, telhas e reestabelecimento de serviços básicos, como luz, água e rede de telefonia.
PARA LEMBRAR
Mais cedo, o vereador de Cachoeirinha David Almansa (PT) conversou com o Ministro gaúcho Paulo Pimenta, sobre o rastro de destruição deixado na cidade após o último temporal. O Ministro destacou o Secretário de Relações Institucionais da Secom, Maneco Hassen, para articular diretamente com o vereador e o governo municipal.
Com a articulação de Almansa, a ajuda humanitária finalmente foi agilizada em Cachoeirinha, onde ainda hoje há muitos rastros do temporal da noite de terça.
Maneco fez contato com o coordenador municipal da defesa Civil e o vice-prefeito, informando o pedido do vereador e já informando as primeiras medidas, são elas:
- A Defesa Civil Nacional destacou um assessor exclusivo para atender Cachoeirinha. O Governo Federal vai agilizar o atendimento do pedido da prefeitura para ajuda humanitária do Exército Brasileiro, para entrega e instalação de lonas e telhas.
- A prefeitura, para dar andamento ao trabalho viabilizado por Almansa, deve elaborar um plano de ação para por em prática a ajuda.
Maneco também já orientou o coordenador da Defesa Civil como proceder com pedido para envio de verba para aquisição de mais lonas e telhas.