• Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV
21 °c
Gravatai
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Gravataí

É possível vencer o coronavírus: Manoel é exemplo de superação

Em Gravataí, 731 pacientes estão em recuperação

Vale Notícia por Vale Notícia
11/03/2021 - 16:41
em Gravataí
1k
Visualizações

Manoel Moisés Rocha Monteiro tem 67 anos. É proprietário de um sítio em Morungava. Acreditava que, em razão da pandemia, estar fora do grande centro lhe traria mais segurança, mas o coronavírus não escolhe lugar. Obeso e tratando há alguns anos comorbidades como hipertensão e trombose, Moisés foi diagnóstico com covid -19 e há 12 dias começou a árdua batalha de lutar para sobreviver ao vírus.

A filha, Thaty Monteiro, explica que Moisés ficou no Hospital de Campanha de Gravataí, por, aproximadamente, 30 horas, até ser disponibilizado um leito com cama no Pronto Atendimento 24 horas. A doença acometeu seu pai no pior momento da pandemia em Gravataí. Faltam leitos em todas as cidades do Estado do Rio Grande do Sul e do país.

LEIA TAMBÉM

Com homenagem póstuma ao mestre Ivam Silveira, Banda Municipal de Gravataí retoma atividades neste sábado

Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

Moisés tinha muita falta de ar e as tomografias demonstravam que ele estava com 70% dos pulmões comprometidos. Então, havia necessidade urgente de ele estar com o auxílio do oxigênio. A filha explica que foram dias tensos. Moisés é pai de quatro filhos. ”De repente, nos vimos numa situação de impotência e sem saber se conseguiríamos vê-lo novamente. Mas nos agarramos na fé e na certeza que Deus estava no controle e que tudo acabaria bem”, contou Thaty.

 “São todos anjos que trabalham por amor mesmo. Meu pai venceu a covid-19”

O atendimento dado pela saúde pública no município foi um diferencial. A filha comenta que até as faxineiras para vam para brincar com os pacientes e falar uma palavra de carinho. “São todos anjos que trabalham por amor mesmo.”  Assim, foi um dia após o outro. Todo dia uma pequena melhora de Moisés. Até sair caminhando com as próprias pernas do hospital. “Meu pai venceu a covid-19”, disse Thaty.

Gravataí vive o pior momento da pandemia

Leonardo Medeiros Machado, diretor do Departamento de Urgência e Emergência da Secretaria Municipal de Saúde de Gravataí (SMS), conta que, de acordo com os dados do dia 10 de março, o município registra o total de 14.565 casos confirmados de coronavírus. Destes, 13.463 casos recuperados, que representam 92,43% dos confirmados. Em recuperação, ainda temos 731 pacientes, que representam 5,02% dos confirmados.

O diretor argumenta que a SMS tem como meta atingir sempre o mais alto percentual possível de pacientes recuperados da doença. Contudo, no momento, o Estado todo do Rio Grande do Sul passa por aumento de casos graves. Em Gravataí, não é diferente. Nas últimas semanas, houve crescimento acelerado do número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), que fez com que todos os serviços de saúde que atendem as urgências tivessem que se dedicar além de suas capacidades preestabelecidas para absorver a alta demanda.

O principal mecanismo de transferências dos pacientes de Gravataí para outros hospitais, o Sistema de Regulação dos leitos de UTI Gerenciado pela SES (Gerint) e pela Regulação de Leitos de Porto alegre, há mais de 10 dias não consegue ofertar vagas, pois também está com outros prestadores lotados.

“Neste cenário, a SMS com dedicação intensa, em conjunto com o Hospital Dom João Becker, segue trabalhando, ininterruptamente, monitorando nossa rede, nossos atendimentos a população, para ampliar nossa capacidade em termos de leitos de internação, mas também para direcionar cada paciente no local correto de atendimento. Conforme monitoramento de hoje, o município tem mais de 120 pacientes de covid internados no Hospital e na Unidade de Pronto Atendimento”, explica Leonardo.

Vale Notícia

Vale Notícia

O portal Vale Notícia é editado pelo jornalista e publicitário Rafael Trajano, pós-graduado em Jornalismo Digital e três vezes vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo. Conhece alguma história que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

Notícias Relacionadas 

Gravataí

Com homenagem póstuma ao mestre Ivam Silveira, Banda Municipal de Gravataí retoma atividades neste sábado

03/07/2025 - 13:22
Gravataí

Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

02/07/2025 - 19:12
Crédito: Gabriel Muniz-PMG
Gravataí

Prefeitura de Gravataí intensifica ações de imunização contra a gripe para ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários no município

01/07/2025 - 16:18
Carregar mais
Deixar um comentário

URGENTE

Alerta: Prefeitura de Gravataí avisa sobre tentativa de golpe via e-mail e recomenda dicas para proteção online

ALERTA: Está circulando uma FAKE NEWS sobre evacuação em bairros de Canoas. Isso não é verdade!

Ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Equipes da Prefeitura de Canoas seguem trabalhando com caminhões de hidrojateamento para combater desobstruções na rede em pontos do sistema de drenagem

Canoas decreta emergência em Saúde devido ao aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Gripe aviária: tire suas dúvidas sobre doença que afeta aves

NOTÍCIAS RECENTES

Foto: Vinicius Medeiros/PMC

Valorização dos artesãos de Canoas e fomento a economia local: conheça a Feira da Economia Solidária

03/07/2025 - 13:43

Com homenagem póstuma ao mestre Ivam Silveira, Banda Municipal de Gravataí retoma atividades neste sábado

03/07/2025 - 13:22

Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

02/07/2025 - 19:12
Idris e Pitt em 'F1: O Filme'. © Warner Bros. Pictures/Apple Original Films

‘F1: O Filme’ é o GP que Brad Pitt já venceu antes da largada

02/07/2025 - 13:22
Vale Notícia

O portal valenoticia.jor.br tem a missão de contar as boas histórias do Vale do Gravataí e Vale do Sinos.
Conhece alguma que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

EDITORIAS

  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Gravataí
  • Litoral Gaúcho
  • Opinião
  • Urgente
  • Vale do Sinos
  • Vale na TV
  • Vale Tudo

NOTÍCIAS RECENTES

  • Valorização dos artesãos de Canoas e fomento a economia local: conheça a Feira da Economia Solidária
  • Alerta: Prefeitura de Gravataí avisa sobre tentativa de golpe via e-mail e recomenda dicas para proteção online
  • Com homenagem póstuma ao mestre Ivam Silveira, Banda Municipal de Gravataí retoma atividades neste sábado
  • Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist