A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) de Canoas está intensificando seus esforços para desburocratizar o ambiente de negócios na cidade. Além de avançar na revisão da legislação, treinamento das equipes e na integração total à RedeSim, que garante alvará automático para empresas de baixo risco e agiliza outros processos de liberação, a SMDEI iniciou uma reforma abrangente no Escritório do Empreendedor. O objetivo é oferecer um espaço mais acolhedor e eficiente para os empresários locais.
De acordo com a secretária Patrícia Augsten, a iniciativa é um exemplo de cooperação e eficiência: “Todos os materiais utilizados na reforma foram totalmente doados, o que nos permite oferecer um espaço mais qualificado e acolhedor sem onerar os cofres públicos. Este é o primeiro contato de muitos empreendedores com a Prefeitura, e queremos que seja uma experiência positiva desde o início. Além disso, as melhorias também proporcionarão um ambiente de trabalho mais confortável para nossos servidores.”
As obras incluem uma série de intervenções estruturais: reparos nas paredes e nova pintura, substituição de aparelhos de ar-condicionado danificados, a implementação de uma nova identidade visual, e a readequação da disposição dos guichês para otimizar o fluxo de atendimento. O trabalho também contemplou nova jardinagem, poda de árvores, limpeza da caixa d’água, instalação de câmeras de segurança e aprimoramento da iluminação externa, entre outras melhorias essenciais.
Patrícia Augsten prevê a entrega do novo Escritório do Empreendedor até agosto. “Nesses primeiros meses de gestão, identificamos uma série de problemas estruturais, de processos e de morosidade no Escritório. Estamos realizando essas melhorias, tanto físicas quanto de gestão, com um foco especial na desburocratização e no melhor atendimento aos canoenses. Conhecemos as dificuldades dos empreendedores de Canoas, assumimos um compromisso e estamos determinados a resolver”, afirma a secretária.