Se no início da corrida eleitoral alguns falavam em favoritismo do atual prefeito Jairo Jorge, que tentou a reeleição, o recado das urnas foi bem diferente em Canoas. O candidato Airton Souza, ao lado de seu vice Rodrigo Busato, tomou a frente logo no primeiro turno, onde fez 35,26% dos votos, contra 29,76% de Jairo. E se na largada, Airton Souza já havia construído uma sólida base política, principalmente com a aliança com a família Busato e apoio de importantes nomes da Direita, no segundo turno ele foi ainda mais habilidoso politicamente: atraiu outros dois candidatos, Beth Colombo e Márcio Freitas, e contou com o apoio do Partido Novo, de um dos maiores destaques dessa campanha, o terceiro colocado Odirlei Campiol.
A vitória no segundo turno, com 52,12% dos votos evidencia o sentimento de esperança e fé na renovação do povo canoense. Prometendo deixar um legado de honestidade, transparência e foco na reconstrução de uma Canoas devastada pela enchente, o prefeito eleito e seu vice garantem arregaçar as mangas desde já. Airton disse, na entrevista logo após o resultado confirmar sua vitória, que espera uma transição pacífica e promete um governo para todos, com muito diálogo com a comunidade. [CONTINUA ABAIXO]
Ao seu lado não está apenas Rodrigo Busato, mas o legado de uma família que tem o DNA da política canoense. Rodrigo é filho e neto de ex-prefeitos, e estreia nas urnas vitorioso e com a missão de resgatar Canoas, ao lado de Airton, no momento mais difícil da história do Município. Abaixo, veja em vídeo o discurso e a festa da vitória de Airton Souza.