A Corsan iniciou, nesta quinta-feira, 17, as obras de uma nova rede de água bruta no bairro São Vicente de Paulo, em Cachoeirinha. No prolongamento da Rua Papa João XXIII, serão instalados 800 metros de tubulação para levar água do rio Gravataí até a estação de tratamento, que fica na mesma via. Com investimento de R$ 1,6 milhão, a obra aumentará a capacidade total de condução de água bruta para tratamento de 930 litros por segundo para 1.050 litros por segundo.
O sistema de abastecimento de Cachoerinha atende a cidade e mais 26 bairros da vizinha Gravataí. Após a conclusão e ativação da nova rede, mais de 285 mil pessoas serão beneficiadas com aumento da vazão de água e reforço do abastecimento, especialmente nos períodos de pico de consumo, como no verão.
Os bairros beneficiados em Gravataí serão o Parque Florido, Bom Princípio, São Judas Tadeu, Brooklin, Cruzeiro, Cruzeiro II, Parque Olinda, São Luiz, Nossa Chácara, Marrocos, Cohab A, Cohab B, Monte Belo, Morada do Vale I, Morada do Vale II, Morada do Vale III, Planaltina, Parque dos Eucaliptos, Vila Branca, Esplanada, Barnabé, Águas Mortas, São Jerônimo, Província, Santa Fé e São Vicente.
Todos os projetos da Corsan – tanto para abastecimento de água como para coleta e tratamento de esgoto – estão direcionados à universalização do saneamento básico previsto pelo Marco Legal do Saneamento, estabelecido por lei federal. Até 2033, 99% da população deverá ter acesso à água potável e 90%, à coleta e ao tratamento de esgoto. Para alcançar esta meta nos 317 municípios que atende no Rio Grande do Sul, a Corsan planeja investir R$ 1,5 bilhão por ano até lá.