• Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Vale Notícia
Nada encontrado
Ver todos os resultados
Home Gravataí

Prefeitura atualiza boletim da dengue em Gravataí e reforça medidas preventivas

Vale Notícia por Vale Notícia
20/08/2024 - 17:30
em Gravataí
698
Visualizações

Gravataí confirmou 2.556 casos de dengue neste ano, sendo 2.550 contraídos na cidade e seis importados. Houve a notificação de 5.333 casos, dentre os quais 1.121 estão em investigação e 1.569 foram descartados. Até o momento, uma morte por conta da doença foi confirmada na cidade.

As ações de prevenção e combate à dengue seguem mantidas diariamente, entre elas o atendimento às denúncias, o monitoramento de pontos estratégicos e as medidas educativas e de orientação com a comunidade. Cerca de 10 minutos de atenção por semana são suficientes para resolver a proliferação do Aedes aegypti, visto que apenas com esse tempo já é possível a população fazer a limpeza de locais onde os mosquitos podem se proliferar.

LEIA TAMBÉM

Com homenagem póstuma ao mestre Ivam Silveira, Banda Municipal de Gravataí retoma atividades neste sábado

Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

Para orientações sobre suspeita de dengue, os contatos podem ser feitos pelos telefones (51) 3600 – 7740 e (51) 3600 – 7742. Na presença de sintomas, mesmo que leves, todas as 30 unidades de saúde de Gravataí são referência para o atendimento do indivíduo com sintomas de dengue.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) mantém disponível a vacina contra a dengue para crianças e adolescentes dos 10 aos 14 anos. O imunizante segue sendo ofertado em todas as unidades de saúde municipais, com esquema vacinal composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

Fumacê

Nesta semana, serão realizados bloqueios de transmissão viral, conhecidos como fumacês, em mais de 15 bairros de Gravataí. Nesta segunda-feira, 19, a aplicação do inseticida, que é feita em locais com casos confirmados da doença, ocorre nos bairros Vera Cruz e Vila Branca. Em caso de chuva ou imprevistos, a escala semanal de fumacês pode sofrer alterações.

Confira os locais onde haverá fumacês nesta semana (em caso de chuva ou imprevistos, as atividades serão transferidas):

20/8 – Manhã: São Vicente (Vila Rica) / Santa Fé
20/8 – Tarde: Morada do Vale II / Morada do Vale III

21/8 – Manhã: Barnabé / Marrocos
21/8 – Tarde: São Jerônimo / Cohab B

22/8 – Manhã: Morada do Vale I / Águas Claras
22/8 – Tarde: Bonsucesso / Parque dos Eucaliptos

23/8 – Manhã: Centro / Salgado Filho / Santa Cruz

Como eliminar focos do mosquito transmissor da dengue:

– Mantenha a caixa d’água bem fechada;
– Evite água parada, em qualquer época do ano;
– Preencha os pratos de vasos de plantas com areia até a borda ou lave-os uma vez por semana;
– Mantenha piscinas limpas e com água tratada;
– Guarde pneus em locais cobertos;
– Mantenha a lixeira bem fechada e descarte o lixo corretamente;
– Remova folhas e objetos das calhas;
– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais uma vez por semana.

Sintomas da doença (caso apresente alguns destes sintomas, procure uma unidade de saúde mais próxima):

– Dor de cabeça;
– Febre alta, acima de 38ºC;
– Dores musculares e nas articulações;
– Manchas vermelhas na pele;
– Dor atrás dos olhos;
– Náuseas e dores abdominais;
– Em casos mais graves, pode haver hemorragia e perda de líquido.

Vale Notícia

Vale Notícia

O portal Vale Notícia é editado pelo jornalista e publicitário Rafael Trajano, pós-graduado em Jornalismo Digital e três vezes vencedor do Prêmio Banrisul de Jornalismo. Conhece alguma história que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

Notícias Relacionadas 

Gravataí

Com homenagem póstuma ao mestre Ivam Silveira, Banda Municipal de Gravataí retoma atividades neste sábado

03/07/2025 - 13:22
Gravataí

Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

02/07/2025 - 19:12
Crédito: Gabriel Muniz-PMG
Gravataí

Prefeitura de Gravataí intensifica ações de imunização contra a gripe para ampliar a cobertura vacinal dos grupos prioritários no município

01/07/2025 - 16:18
Carregar mais
Deixar um comentário

URGENTE

Alerta: Prefeitura de Gravataí avisa sobre tentativa de golpe via e-mail e recomenda dicas para proteção online

ALERTA: Está circulando uma FAKE NEWS sobre evacuação em bairros de Canoas. Isso não é verdade!

Ressarcimento do INSS será feito em parcela única neste ano

Equipes da Prefeitura de Canoas seguem trabalhando com caminhões de hidrojateamento para combater desobstruções na rede em pontos do sistema de drenagem

Canoas decreta emergência em Saúde devido ao aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave

Gripe aviária: tire suas dúvidas sobre doença que afeta aves

NOTÍCIAS RECENTES

Foto: Vinicius Medeiros/PMC

Valorização dos artesãos de Canoas e fomento a economia local: conheça a Feira da Economia Solidária

03/07/2025 - 13:43

Com homenagem póstuma ao mestre Ivam Silveira, Banda Municipal de Gravataí retoma atividades neste sábado

03/07/2025 - 13:22

Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

02/07/2025 - 19:12
Idris e Pitt em 'F1: O Filme'. © Warner Bros. Pictures/Apple Original Films

‘F1: O Filme’ é o GP que Brad Pitt já venceu antes da largada

02/07/2025 - 13:22
Vale Notícia

O portal valenoticia.jor.br tem a missão de contar as boas histórias do Vale do Gravataí e Vale do Sinos.
Conhece alguma que VALE NOTÍCIA? Compartilha com a gente: (51) 99471-7181.

EDITORIAS

  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Gravataí
  • Litoral Gaúcho
  • Opinião
  • Urgente
  • Vale do Sinos
  • Vale na TV
  • Vale Tudo

NOTÍCIAS RECENTES

  • Valorização dos artesãos de Canoas e fomento a economia local: conheça a Feira da Economia Solidária
  • Alerta: Prefeitura de Gravataí avisa sobre tentativa de golpe via e-mail e recomenda dicas para proteção online
  • Com homenagem póstuma ao mestre Ivam Silveira, Banda Municipal de Gravataí retoma atividades neste sábado
  • Tudo Fácil deve ser inaugurado em agosto no Gravataí Shopping com mais de 700 serviços para a população

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Nada encontrado
Ver todos os resultados
  • Gravataí
  • Cachoeirinha
  • Canoas
  • Vale do Sinos
  • Opinião
  • Vale Tudo
  • Vale na TV

Vale Notícia - Criação Web Tchê Digital

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist