TRT-4 fica em 2º no Ranking de Transparência do Judiciário entre os tribunais do trabalho

O Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (RS) atingiu o seu melhor resultado histórico no Ranking de Transparência do Poder Judiciário, que é elaborado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O anúncio foi feito durante a 2ª Reunião Preparatória para o 17º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ), que acontece nos dias 28 e 29 de agosto, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

O índice alcançado pelo TRT-4 foi de 99,02%. Com esse resultado, ficou em 2º lugar no ranking entre os tribunais regionais do trabalho. Em 1º, ficou o TRT-24 (MS). Já em relação ao ranking de todos os tribunais do país, ficou na 8ª colocação. O TRT-4 melhorou todos os seus índices de transparência em relação ao ano passado.

O prêmio foi entregue pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministra Rosa Weber, para a desembargadora do TRT-4 Carmen Izabel Centena Gonzalez. Atualmente, a magistrada está convocada para atuar como auxiliar da Presidência do CNJ. Também estiveram presentes na cerimônia o juiz auxiliar da Corregedoria Regional da 4ª Região Leandro Krebs Gonçalves e a diretora da Secretaria de Governança e Gestão Estratégica do TRT-4, Bárbara Burgardt Casaletti.

Saiba mais

O Ranking de Transparência foi criado pela Resolução CNJ nº 260/2018 para estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem suas informações de forma mais clara e padronizada à sociedade, tornando mais fácil e transparente o acesso a dados de gestão. Foram estabelecidos critérios e itens que devem ser atendidos pelos tribunais para promoção da transparência e do controle social, segundo a Lei de Acesso à Informação (LAI).