Quem vê a pintura e os cromados reluzentes do Ford Tudor 1930 certamente não imaginará o seu passado de abandono e ferrugem. Resgatado há 7 anos e devolvido à velha e boa forma, o exemplar será um dos 40 carros em exposição no Parque Automotivo Temático Model A Village, que está sendo construído em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, e será inaugurado em meados de dezembro de 2025. Confira os detalhes da sua restauração.
A nova pintura seguiu a cor original vermelho Blueberry, um tom de marrom avermelhado que valoriza as linhas do carro. Todo o processo de recuperação levou apenas 12 meses, um prazo recorde em se tratando de uma restauração com esse nível de complexidade. “A qualidade final do carro é excepcional, o nível é altíssimo. Devido às evoluções de pintura, tratamento anticorrosão e tecnologia de fabricação das peças, o Ford Tudor hoje está em melhor estado do que quando saiu da fábrica, há quase 100 anos”, garante William.
Visual moderno e bom desempenho
O Ford Tudor foi um dos sedãs mais populares da linha Model A. O nome Tudor vem da expressão em Inglês “two-door”, ou seja, duas portas. Com uma carroceria fechada e espaço para até 5 passageiros, destacava-se pelo visual moderno, linhas arredondadas e ótimo custo-benefício.
Como os demais modelos da Ford, tinha um bom desempenho para encarar tanto as estradas de chão quanto as ruas asfaltadas, bastante escassas naquela época. O valente motor de 4 cilindros 3.3 litros gera 40 cv de potência, atuando em conjunto com o câmbio manual de 3 marchas. “Uma interessante curiosidade é que o Tudor foi um dos primeiros carros acessíveis a contar com vidros laterais retráteis, um verdadeiro luxo para a época. Também oferecia razoável isolamento térmico e acústico, o que o tornava uma escolha prática para quem podia investir um pouco mais que no modelo Phaeton”, revela Ronei Weber, que está finalizando, inclusive, um livro que conta toda a história do Ford Model A. Este carro hoje encontra-se em Gramado, onde Ronei mora com a esposa, Andréia, e os filhos.
O Ford Tudor poderá ser visto ao vivo e em cores de 22 a 24 de agosto, durante a Expoclassic 2025, em Novo Hamburgo. Graças à parceria com o Veteran Car Club Novo Hamburgo, o Model A Village terá um estande para divulgar o empreendimento. Siga o perfil no Instagram @modelavillage.