Capacitação gratuita é alternativa para jovens em busca do primeiro emprego; conheça a PROA

O Instituto PROA oferece vagas para 2 mil jovens gaúchos, que depois serão encaminhados para oportunidades de trabalho. Conheça a história de jovens de Canoas e Gravataí que agora estão empregados

A porta é estreita para quem começa a vida profissional. A taxa de desemprego entre os jovens é mais que o dobro da média registrada na população brasileira. Enquanto a desocupação geral chegou a 9,2% em 2022, entre os jovens de 17 a 24 anos a taxa foi de 19,2%, segundo dados da Pesquisa por Amostra de Domicílio (Pnad). É para ampliar as oportunidades para quem está dando os primeiros passos no trabalho que o Instituto PROA promove uma capacitação gratuita. E depois ainda faz o encaminhamento ao emprego.

A iniciativa chegou ao Rio Grande do Sul em 2021 e já beneficiou 2.258 pessoas, que passaram pelo curso on-line e gratuito do PROA. A formação é voltada para jovens de 17 a 22 anos, que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do ensino fundamental em escolas públicas. Uma nova turma está com inscrições disponíveis com 2 mil vagas para os jovens gaúchos. O prazo para se inscrever vai até 4 de setembro no link: https://www.proa.org.br/. As aulas iniciam no dia 11 de setembro.

Jovens empregados

A canoense Amanda Moreira Bamberg, de 18 anos, passou pela formação e já garantiu seu primeiro emprego. Como jovem aprendiz na Loggi, em Gravataí, ela pode aplicar o que viu durante a formação do PROA. “Com os aprendizados e desenvolvimentos que obtive através do PROA, consegui notar uma grande diferença na minha comunicação dentro do mundo corporativo. O autoconhecimento também foi algo essencial para mim, pois me tornou mais confiante e decidida”, destaca a jovem. Amanda também está aplicando os ensinamentos em sua vida pessoal. “Eu pratico diariamente na minha vida os conhecimentos voltados à educação financeira. Eles me ajudam muito a administrar meu dinheiro de forma mais inteligente, para que assim eu possa conquistar meus objetivos”, revela. Agora, ela está poupando para alcançar sua próxima meta: conseguir a carteira de motorista.

O PROA também auxiliou o jovem de Canoas, Mairus Pereira, de 20 anos. Em 2021, quando cursou o PROA estava terminando um curso técnico em desenvolvimento de sistemas. Há 10 meses, garantiu seu primeiro emprego, uma vaga na Sabemi Seguros na área de suporte técnico. “Antes eu era acostumado a fazer tudo sozinho. Com o PROA, aprendi a trabalhar em equipe a partir das dinâmicas realizadas”, conta. Com o salário que recebe, ele já banca sua primeira faculdade na área de Engenharia de Controle e Automação e sonha com os próximos passos. “Quero cursar design digital”, avisa.

Parcerias

“A capacitação do PROA mostra que os sonhos podem se tornar realidade. Estamos muito felizes e orgulhosos com o empenho dos jovens gaúchos. Eles abraçaram as oportunidades de formação e agora estão vencendo as estatísticas e conseguindo o primeiro emprego em empresas que também são parcerias nessa jornada”, destaca Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

No Rio Grande do Sul, o PROA conta com a parceria da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC). Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia, que, além de viabilizar a realização do curso no Estado, oferecem vagas de emprego aos formados. Outros parceiros, como Coca-Cola FEMSA, Sabemi, Adtail, GetNet, Sodexo, Auxiliadora Predial e Loggi já garantiram oportunidades de trabalho para os jovens gaúchos.

A capacitação

Durante a capacitação de três meses em 100h, os estudantes aprovados no PROA realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística (elaborada em parceria com a Procter & Gamble), Análise de Dados (com o iFood), Promoção de Marcas (com a BRF), UX Design (com a Accenture) e Varejo (com a Fundação Casas Bahia). Este ano, será disponibilizada ainda a formação em Educação Financeira, desenvolvida em parceria com a Bloomberg e a Dahlia Capital.

Vagas para empregadores

Além das empresas que já apoiam o projeto com a oferta de vagas, empresas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente pelo link https://www.proa.org.br/quero-empregar/, enviando as oportunidades disponíveis ou entrando em contato com a gerente do time de Empregabilidade, Regiane Tofanello Costa, pelo e-mail: regiane.costa@proa.org.br ou pelo telefone (11) 98741-1790.

Mais de 36 mil jovens impactados no Brasil

O Instituto completou 15 anos de atividades em 2022 e já impactou mais de 36 mil jovens. Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro disponibilizam cursos da Plataforma PROA. Em 2023, o PROA também chegou ao Paraná, alcançando toda a Região Sul do País, e Minas Gerais.

O Instituto PROA foi fundado por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras. Nasceu em São Paulo e já está presente no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul.

O PROA oferece formações gratuitas para maximizar a chance desse público construir um futuro melhor em todo o país e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.

Serviço – Plataforma PROA

Processo seletivo para a Plataforma PROA até 4 de setembro de 2023

Início das aulas: 11 de setembro de 2023

Inscrições através do site: https://www.proa.org.br/plataforma-proa/

 

Requisitos: 

– Ter entre 17 e 22 anos;

– Morar no estado do Rio Grande do Sul;

– Estar cursando ou ter concluído o 3º ano do Ensino Médio em escola pública.

Vagas para o todo o estado do Rio Grande do Sul: 2 mil