Rede Sinoscar é destaque no 1º prêmio ESG Chevrolet

Sinoscar recebe reconhecimento da GM por projeto de ESG —Foto: Jefferson Bernardes/ Agência Preview

A cultura organizacional voltada para um futuro mais sustentável para os negócios, as pessoas e o meio ambiente, rendeu à Sinoscar um feito inédito concedido pela General Motors do Brasil. A rede, um dos mais tradicionais players do mercado automotivo gaúcho, recebeu o 1º Prêmio ESG Chevrolet. A iniciativa criada pela montadora juntamente com o seu braço social – o Instituto General Motors (IGM) – avaliou projetos desenvolvidos por concessionárias da marca em todo o Brasil com os melhores resultados e boas práticas alinhadas aos objetivos globais de sustentabilidade estabelecidos pela GM que tem como meta se tornar uma empresa Carbono Neutro até 2040. Entre os selecionados, somente dois projetos no País foram premiados. A Sinoscar recebeu o prêmio pela Região Sul.

O reconhecimento à rede gaúcha se deu em referência ao Projeto “ESG Sinoscar”, em desenvolvimento em todas as dez unidades do grupo no RS em diferentes estágios de maturação. A iniciativa é estruturada em torno de cinco Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2023 da Organização das Nações Unidas (ONU). São eles:

“Somos uma empresa de origem familiar que desde o início da nossa operação busca atuar de forma conectada às comunidades onde atuamos e às pessoas que compõem a nossa força de trabalho”, resume a diretora de Pós-vendas da Sinoscar, Suzana Maria Jacobus.

Projeto ESG Sinoscar

No âmbito ambiental, a principal entrega do projeto ESG Sinoscar é o programa de Economia Circular da rede. A iniciativa implementada nas unidades de Novo Hamburgo, Montenegro e Canela foi responsável pelo gerenciamento de 48,97 toneladas de resíduos em 2023, com índice de reciclabilidade de aproximadamente 96%. O objetivo da empresa é executar o projeto em todas as suas lojas até 2030. Atualmente a rede conta com 10 unidades.

Energia sustentável é outro ponto importante da questão ambiental para a Sinoscar. Cinco unidades da empresa – São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Montenegro e Canela – contam com energia solar com paineis fotovoltaicos. São mais de 900 módulos instalados no total. As referidas unidades dispõem, ainda, de sistema próprio de tratamento de água em locais com lavagem de veículos.

Na esfera social, o projeto ESG Sinoscar dá luz às campanhas de doação de agasalhos e alimentos que são parte do calendário de ações da empresa desde 2020. De lá pra cá, mais de 115 toneladas foram arrecadadas e distribuídas para cerca de 15 instituições assistenciais. A Sinoscar dispõe ainda do selo Great Place to Work (melhores empresas para trabalhar) pelos últimos três anos.

No âmbito de governança, a Sinoscar possui um Conselho de Administração ativo desde 2008, composto por conselheiros independentes, o qual é submetido A uma auditoria externa. Foram estabelecidos em 2018 um Comitê de Auditoria Interna e, em 2021, um Comitê de Segurança da Informação para cumprir com as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Desde 2022 a empresa possui um Comitê de Pessoas e Governança para o desenvolvimento de lideranças e melhorias contínuas, e além disso, uma consultoria estratégica para planejar os próximos 10 anos das empresas.