Novidade: Faculdade Senac Porto Alegre agora é Centro Universitário

Faculdade Senac Porto Alegre — Crédito: Liziane Alves

Desde o dia 21 de outubro, a Faculdade Senac Porto Alegre é, oficialmente, Centro Universitário. Com 18 anos de atuação, a instituição amplia suas expertises trazendo inúmeras vantagens e possibilitando mais e melhores oportunidades ao seu corpo docente, colaboradores, estudantes e, claro, futuros alunos.

A Portaria n° 784 publicada pelo Ministério da Educação (MEC) credencia o Centro Universitário Senac-RS. A conquista foi obtida com a nota máxima do MEC ratificando a qualidade acadêmica da Faculdade Senac Porto Alegre que agora passa a ter autonomia para abertura de novos cursos de graduação, mestrado e doutorado sem a autorização prévia do MEC.

“As entidades do comércio e sociedade gaúcha podem se orgulhar ainda mais do Senac-RS; agora a Faculdade Senac Porto Alegre é um Centro Universitário credenciado com nota máxima (5) pelo MEC. Seremos maiores, mais fortes e ofereceremos mais oportunidades para todos de forma mais ágil e sempre conectados com o mundo do trabalho. Seguiremos emocionalmente comprometidos com resultados excelentes e, em especial, com os da nossa missão de educar para o trabalho e mudar a vida das pessoas”, comemora o diretor da instituição, Nagel Finkler.

Vantagens 

Como Centro Universitário, as atividades acadêmicas estarão concentradas em três eixos: Ensino, Pesquisa e Extensão. A partir de agora, a Faculdade Senac Porto Alegre poderá ofertar mestrado e doutorado e os alunos também poderão desenvolver projetos e pesquisas científicas. Pelo menos ⅓ do corpo docente é composto entre mestres e doutores e a novidade dá maior autonomia para ofertar novos cursos, ganhando celeridade para atender a demanda de mercado.

Apenas em 2022, a Faculdade Senac Porto Alegre formou mais de 1 mil alunos. Agora a instituição passa também a investir mais na inovação constante de seus cursos de graduação e pós-graduação; no registro de diplomas, proporcionando agilidade na entrega; possibilidade de intercâmbio internacional; e fomento ao desenvolvimento econômico e social das empresas e sociedade, via extensão universitária.

Muitas novidades

Mas as novidades não param por aí. A partir do Centro Universitário, também haverá mudança de currículo nas Escolas de Negócios e Tecnologia; ampliação do portfólio com a previsão de seis novos cursos de Graduação: área da Saúde e Gastronomia; investimento em Projeto de Pesquisa e Inovação; bem como maior flexibilidade na oferta de unidade curriculares presenciais e híbridas, o quê oferece mais autonomia ao aluno; intensificação de metodologias inovadoras reforçando a estreita relação com organizações e a sociedade; maior integração entre Escolas e Faculdades gerando networking; e Novo Plano de Desenvolvimento Institucional com a ampliação da atuação em outras áreas do conhecimento.

Um pouco da história 

Em 2004, eram apenas quatro cursos de graduação: Sistemas de Informação (hoje Análise e Desenvolvimento de Sistemas), Marketing de Varejo (atual Marketing), Hotelaria e Administração. Atualmente, a Faculdade conta com 17 cursos de Graduação, além de Pós-Graduação, Extensão e os cursos livres nas modalidades EAD e presencial nas áreas de Comércio, Comunicação, Design, Educação, Gastronomia, Gestão, Informática, Moda, Trânsito e Turismo.