Metrosul cede projeto e uso do terreno de ETE desativada em Esteio ao Pró-Sinos

A formalização aconteceu na manhã desta terça-feira (5), na Prefeitura Municipal, com a doação do projeto encomendado pela empresa para transformar a área da Estação de Tratamento de Esgoto Moradas na nova sede do Consórcio. A entrega foi feita pelo Diretor-presidente da Ambiental Metrosul, Ângelo Mendes, ao Prefeito de Esteio e atual mandatário da associação, Leonardo Pascoal.

A proposta de revitalização do espaço foi feita pelas arquitetas Lúcia Baltar e Camila Pacheco e contempla 18 estações de trabalho, sala de reuniões, copa, banheiros com acessibilidade, área de lazer com churrasqueira e aproveitamento dos leitos de secagem com espelhos d’água. As profissionais explicaram ao presidente da entidade detalhes do projeto e as possibilidades de utilização do terreno.

“O propósito da nossa empresa está diretamente ligado à atuação do Pró-Sinos, e muito nos satisfaz saber que o espaço continuará sendo utilizado em benefício da população por meio do importante trabalho que é desenvolvido pelo Consórcio. Nossas portas estão sempre abertas para contribuir e somar às iniciativas voltadas ao saneamento”, comenta Ângelo Mendes.

A ETE foi desativada em fevereiro de 2021 e, desde então, todo o efluente gerado na região é direcionado à Estação Esteio/Sapucaia, que foi modernizada e hoje opera com sistema de tratamento mais avançado. A desativação da ETE Moradas de Esteio também eliminou o problema do mau cheiro nas proximidades e, nesse sentido, a ETE Esteio já atua com o tratamento por meio de lodos ativados, sem a geração de odores durante o processo.