Feevale Techpark lança ações para comemorar duas décadas focadas na inovação

Parque tecnológico da Universidade Feevale terá primeiro hub em biotecnologia e saúde única do Rio Grande do Sul

Daiana Monzon, Cleber Prodanov, Luciano Orsi e Márcio Arnold

Nesta quarta-feira, 13, dia em que o Feevale Techpark completou 19 anos, a Universidade Feevale reuniu empresas e convidados para comemorar os resultados dessas duas décadas de atuação do seu parque tecnológico e lançar a programação alusiva ao 20º aniversário. O evento ocorreu nesta manhã, na unidade do Feevale Techpark em Campo Bom.

O reitor Cleber Prodanov anunciou que foi assinado nesta terça-feira, 12, um contrato com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que destinará cerca de R$ 15 milhões para o Hub Onehealth, o primeiro hub em biotecnologia e saúde única do Rio Grande do Sul. O prédio será construído na unidade de Campo Bom do Feevale Techpark, no Câmpus III da Universidade Feevale, e deverá estar totalmente implementado em até 48 meses, devendo impulsionar o desenvolvimento tecnológico e o crescimento econômico do Vale do Sinos. As empresas terão acesso a uma infraestrutura especializada completa para pesquisa, desenvolvimento e controle de qualidade de produtos biotecnológicos e de saúde.

O Hub Onehealth contará com laboratórios de ponta, que serão complementares aos laboratórios já existentes no Feevale Techpark, como Design Factory e Saúde Única, por exemplo, e o Hospital Veterinário Feevale, que faz parte do complexo do parque. Também será criado um programa de apoio e aceleração para o desenvolvimento de produtos e empresas na área de saúde e biotecnologia, integrando as áreas de saúde humana e animal.

“A iniciativa vai alavancar a interação entre universidade e empresa, auxiliando na competitividade dos empreendimentos, em um mercado praticamente dominado por empresas internacionais”, afirmou Prodanov, lembrando que a nova estrutura vai abrigar laboratórios, empresas, pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos. “O primeiro hub de saúde única no Brasil unirá a nossa expertise em saúde humana, saúde animal, empreendedorismo e inovação”, disse o reitor.

Condomínio empresarial

O prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, falou sobre o lançamento de um condomínio empresarial, que permitirá a ampliação da unidade do Feevale Techpark na cidade. Trata-se de uma área de 10 hectares, ao lado do Hospital Veterinário Feevale, que foi doada pelo Município. No momento, estão ocorrendo os trâmites finais para transformar a área em mais 13 lotes, para possibilitar a instalação de mais empresas no parque tecnológico.

Ele também ressaltou a proatividade do Município que, desde 1998, acredita na parceria com a Universidade Feevale. “A história nos remete a muitas parcerias com a Instituição, e uma das maiores está materializada neste espaço. O Feevale Techpark trouxe uma nova visão para Campo Bom, um olhar para o viés tecnológico, que tem tudo a ver com a característica empreendedora da nossa cidade. Essa dinâmica entre poder público, academia e setor empreendedor é a grande conquista desta parceria”, disse Orsi.

Márcio André Arnold, conselheiro da Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), mantenedora da Universidade Feevale, destacou a importância do Feevale Techpark. “Nós ficamos muitos felizes por toda essa trajetória. Parabéns pelo trabalho de todos, pois é a união de esforços que faz o resultado”, salientou.

20 formas de impactar o ecossistema

A coordenadora do Feevale Techpark, Manuela Bruxel, destacou o crescimento do Feevale Techpark. “Temos cerca de 110 empresas envolvidas em todos os nossos ecossistemas, três grandes unidades e outras células do Feevale Techpark que estão se estruturando. Essa é uma construção de 19 anos. São nesses momentos de comemoração que percebemos e visualizamos o impacto que temos na região e nos municípios em que estamos envolvidos”, frisou.

A diretora de Inovação da Universidade Feevale, Daiana de Leonço Monzon, citou que o Feevale Techpark possui, hoje, seis projetos pré-incubados, 15 empresas incubadas, 92 empresas residentes e mais de 700 empregos gerados. “Em nossa trajetória, tivemos 36 empresas graduadas, 173 empresas no total, cerca de 3,9 mil empregos gerados e mais de R$ 1 bilhão de faturamento das empresas. Esses são os números dos nossos 19 anos e eles só são possíveis porque as empresas do parque estiveram conosco durante todo esse tempo”, pontuou.

Em comemoração ao 20º aniversário do Feevale Techpark, que ocorrerá em dezembro de 2024, serão realizadas atividades voltadas a diferentes públicos. Entre as ações programadas para ocorrerem ao longo do ano estão:

01) Lançamento do selo 20 anos Feevale Techpark

02) Lançamento do Livro Feevale Techpark

03) Portfólio de empresas do Feevale Techpark

04) Feevale Summit 2024

05) Lançamento do condomínio empresarial Feevale Techpark

06) Lançamento do Hub Onehealth

07) Startup+ – Formação empreendedora para a comunidade sênior

08) Ações de ESG nas unidades

09) Open Park com alunos

10) Painel de resgate à história do Feevale Techpark – fundadores e Universidade Feevale

11) Feevale Techpark Portas Abertas – Oficinas de empreendedorismo, ações maker

12) Ações junto ao ecossistema de inovação

13) Pitch Day para seleção de negócios de impacto socioambiental

14) Circuito de esporte Feevale Techpark

15) Intervenção artística – monumento Feevale Techpark

16) Ações de solidariedade para a comunidade

17) Feira de bem-estar e saúde aberta à comunidade local

18) Pitch Day com grandes empresas – gargalos x oportunidades

19) Painel com empreendedores – 20 insights sobre empreender

20) Exposição 20 anos Feevale Techpark

Finalizando a manhã de conexões, expectativas e celebração, os convidados participaram de um brinde aos 19 anos do Feevale Techpark e, após, desfrutaram de um brunch produzido pelo curso de Gastronomia da Universidade Feevale, sob a coordenação dos professores Daniel Bonho e Paulo Machado.

Sobre o Feevale Techpark

O Feevale Techpark busca promover a geração e o crescimento de empreendimentos inovadores e de base tecnológica. O objetivo é gerar um ambiente de convivência e sinergia entre a Universidade, o poder público e as empresas de diferentes áreas para fomentar a realização de pesquisa, desenvolvimento, empreendedorismo, inovação e quaisquer outras expertises que possam ser agregadas ao parque.

Atualmente, possui unidades em Campo Bom, Novo Hamburgo e Porto Alegre, além de células em polos da Universidade Feevale, como Esteio e Sapiranga. As áreas de atuação e distribuição das empresas que integram o Feevale Techpark são as seguintes:

– Tecnologia da Informação e Comunicação: 56 empresas (52%)

– Ciências da Saúde e Biotecnologia: 15 (14%)

– Indústria Criativa: 19 (18%)

– Ciências Ambientais e Energias Renováveis: 7 (7%)

– Materiais e Nanotecnologia: 10 (9%)