Em São Leopoldo, o Projeto Viva Perifa revitalizou muros de escolas públicas criando galerias à céu aberto

O projeto Viva Perifa é uma iniciativa cultural que traz a arte urbana como linguagem e resgate da autoestima das crianças, adolescentes e professores de escolas públicas. Concluiu, recentemente, o Viva Perifa, que elegeu três escolas públicas de São Leopoldo (RS) para revitalizar seus muros, como uma maneira de criar uma ressignificação de espaços antes invadidos por água e, agora, transformados em galerias à céu aberto.

O Viva Perifa tornou-se a menina dos olhos dos coordenadores envolvidos no Projeto. Isso porque antes dos muros serem pintados, muitas reuniões foram feitas para escolherem as artistas muralistas da região que trabalharam nos três projetos, depois teve a escolha dos temas para o grafismo e ainda o envolvimento de professores e alunos em todo o processo.

As escolas beneficiadas onde os murais já podem ser visitados são a Castro Alves, Cândido Xavier e Rui Barbosa. No primeiro semestre de 2025 todas as escolas, incluindo Edgard Coelho, João Belchior Marques Goulart e Paulo Beck, situadas nos bairros de Santos Dumont e Vicentina, também receberão oficinas de artes, criatividade e grafite.

Esses foram os resultados das três escolas públicas que participaram do Projeto nessa primeira fase.

 

Escola Rui Barbosa – Muro revitalizado

Utilizado a personagem para representar a educação, o estudo e a importância de sonhar e elementos da fauna e flora brasileira como as folhas e o beija-flor.

Muro da Escola Rui Barbosa – Galeria de Arte na rua

 

“Para compor o muro, iniciamos com uma representação da mulher negra. Essa escolha se deu pela importância de resgatar as raízes ancestrais de cada um, buscando, a partir desses conhecimentos, mundos mais sustentáveis e conectados com a natureza. O livro representa a educação, que permite a sucessão desse conhecimento e, assim, que novas ideias e possibilidades floresçam. As PANCS (plantas alimentícias não convencionais) foram escolhidas para representar a importância da biodiversidade e a resistência aos padrões de consumo hegemônicos”, explica a artista Lisiane Fangueiro.

 

Escola Castro Alves – Muro Revitalizado

O voo do pássaro simboliza a transição de um estado para outro, refletindo a ideia de mudança constante, que é uma característica fundamental do futuro.

Muro da Escola Castro Alves Revitalizado pelo projeto Viva Perifa

 

Segundo uma das muralistas que produziram a pintura desse muro, Marilia Drago, o João-de-Barro e o Araçá fazem alusão à fauna e à flora do RS. O primeiro, em específico, busca trazer de forma leve e sensível a questão do lar e da moradia, já que muitas pessoas sofreram com a perda de suas casas. A ave e sua morada vêm para representar esse acontecimento doloroso que, infelizmente, jamais será esquecido. Dessa forma, buscaram ressignificar a memória e não apagá-la, uma vez que as marcas d’água que atingiram a EMEF Castro Alves continuam lá, e sempre continuarão na memória da comunidade.

 

A parte final do muro representa a noite e o sonhar com novas possibilidades. A escolha da Mariposa se deu por ser um inseto noturno que representa a transformação.

 

Escola Chico Xavier – Muro Revitalizado

As cores nessa arte funcionam como uma apologia as composições e fases da vida. Com ela evidencia-se a ancestralidade, diversidade e superação.

 

Nesse projeto a artista muralista convidada destaca que o elemento principal do reservatório é o Baobá, considerada a árvore da vida. As raízes do Baobá representam a ancestralidade e as memórias da comunidade, enquanto o tronco representa as crianças e os jovens. O tronco do baobá é resistente ao fogo e pode armazenar até 120 mil litros de água em períodos de chuva.

 

“A arte desse muro traz a ressignificação da simbologia da água com a comunidade. A água do rio se transforma em pássaro, como elemento de força, trazendo a esperança de novos dias. No centro, a representação do aluno que, infelizmente, perdeu a vida há pouco dias. Fato que marcou todos da escola. Ele está sentando nas raízes de um Baobá e do livro em suas mãos, sai o arco íris, que, além de representar e diversidade, embala e colore a vida de todos os outros alunos da escola. As cores nessa arte funcionam como uma apologia as composições e fases da vida. Com ela evidenciamos a ancestralidade, diversidade e superação”, explica Mariana Tauchen.

 

 

Durante a pintura do muro da Chico Xavier

 

 

Sobre o Projeto Viva Perifa

Além da arte urbana nos muros das escolas, o projeto também oferecerá ao longo de 2025 oficinas culturais temáticas de artes visuais, grafitagem e criatividade; conectando temas de sustentabilidade, inclusão social e diversidade para que a comunidade escolar desenvolva um olhar para o futuro.

 

Este é um Projeto apoiado via Lei Federal de Incentivo à Cultura pela LEROY MERLIN Brasil, conta com o apoio do Instituto LEROY MERLIN Obramax. Iniciativa produzida pela Yabá Consultoria, conta com a coprodução da Aflora Cultural.

 

“A LEROY MERLIN tem o compromisso com a construção de um futuro mais sustentável e saudável para todos. Projetos como o Viva Perifa estão em total sintonia com nosso propósito de criar lares mais acolhedores e pessoas mais felizes. Desde o início da tragédia no Rio Grande do Sul, nossas equipes estão trabalhando de forma dedicada para apoiar a população e contribuir para a reconstrução da região. Acreditamos que cada ação, como a revitalização das escolas, representa um passo importante na criação de espaços onde as pessoas possam viver com mais dignidade e bem-estar”, comenta Andressa Borba, Diretora de Impacto Positivo e Comunicação Corporativa da LEROY MERLIN Brasil.

 

O projeto foi iniciado em setembro do ano passado e é desenvolvido em fases. São quase 600 mde arte. Para 2025, o Viva Perifa além de atuar em São Leopoldo seguirá para a cidade de Porto Alegre. “É um projeto cultural, que inclusive gera trabalho e renda para a população local”, finaliza Andrea Moreira.

 

O projeto também contou com a participação voluntária dos colaboradores da Leroy Merlin Brasil, por meio do Projeto Bricoleiros do Coração que realizou ações de revitalização de espaços internos das escolas.

 

 

Serviço

Escolas beneficiadas em São Leopoldo (RS)

Escola Cândido Xavier – R. Dos Hibiscos, 2-150 – Santos Dumont

Escola Castro Alves- Rua Soldado – R. Henrique Lopes, 196 – Vicentina

Escola Rui Barbosa – Av. João Alberto, 135 – Vicentina

 

Sobre a Leroy Merlin – Há 26 anos no Brasil, a LEROY MERLIN é uma das mais importantes redes de varejo, focada em soluções completas para o lar. A empresa coloca os clientes no centro das decisões e oferece uma estratégia omnicanal com mais de 50 lojas físicas e canais de vendas à distância como site, whatsapp e app.

 

A LEROY MERLIN oferece um milhão de itens em 15 seções para construir, reformar e decorar os lares. Possui marcas exclusivas e oferece experiências únicas com espaços ambientados, o Programa de Fidelidade LEROY MERLIN Com Você, a solução financeira LEROY MERLIN Pay e o Cartão Celebre! e o serviço LEROY MERLIN Instala. Nas lojas físicas, oferece estacionamento amplo, corte de madeiras, Fábrica de Cores, Drive-thru, Sistema de lockers e Clique e Retire.

 

Com foco no desenvolvimento de pessoas, a Universidade Corporativa oferece conteúdos para mais de 10 mil colaboradores. Todas as grandes lojas possuem a certificação AQUA de uso sustentável.

 

Parte do grupo ADEO, terceira maior potência do setor de home improvement do mundo, a LEROY MERLIN está presente em 14 Estados brasileiros. Segue a estratégia global We Make It Positive, com 24 compromissos para sustentabilidade, inovação e desenvolvimento local. As empresas do grupo ADEO são comprometidas com ética, integridade, diversidade e combate à corrupção.

 

Sobre a Yabá Consultoria – proponente do projeto – Criada em 2013 é especializada no “social” do ESG, oferecendo soluções singulares para empresas que impactam a sociedade com saúde, educação, cultura e direitos humanos. Atua na estratégia e desenvolvimento de projetos socioculturais com verba direta e incentivada, buscando sempre alinhar as iniciativas ao engajamento de diferentes públicos e estratégias das empresas. A consultoria foi funda por Andrea Moreira. Mestre em Gestão Humana e Social, Andrea atua há mais de 20 anos na área de Sustentabilidade. Dedica-se a integrar temas complexos à projetos culturais, levando informação de qualidade e experiência imersivas para diferentes públicos de empresas que destinam parte dos impostos para iniciativas socioculturais. É palestrante e professora universitária na área de Sustentabilidade para os cursos de pós-graduação e no MBA da Universidade Mackenzie.

Conheça: Link