Chico: barba, cabelo e uma trajetória de sucesso

Ao completar 33 anos de profissão, ele conta como transformou a Chico Barbearia Tradicional em referência na nossa região e até no Rio de Janeiro; Conheça essa história

Jair Francisco Bassani, o Chico, construiu uma carreira de sucesso ao longo de 33 anos

Jair Francisco Bassani. Pelo nome, talvez você não saiba quem é. Mas o seu apelido já virou sinônimo de excelência em barbearia: Chico. Com 33 anos de profissão, ele transformou sua barbearia ali na parada 59, no limite entre Cachoeirinha e Gravataí, na mais bem sucedida franquia do setor na região. Hoje, há unidades da Chico Barbearia Tradicional no Parque Florido e na Morada do Vale, em Gravataí, e em Cachoeirinha na Princesa Izabel, Marechal Rondon e na Frederico Ritter, além do casarão da 59. E foi mais longe, tem ainda uma Chico Barbearia no Rio de Janeiro. “Todas com o mesmo padrão de qualidade”, observa o Chico.

Em tempos de pandemia, atendimento atende todas as normas de segurança e prevenção à Covid-19 — Foto: Rafael Trajano

Tudo começou lá em 87. Chico, então metalúrgico, esmagou uma das mãos no maquinário da indústria onde trabalhava. Teve que largar o emprego e se reinventar. Decidiu, então, fazer um curso de cabeleireiro e logo abriu seu primeiro salão, na parada 59 mesmo. “Hoje, tenho clientes fieis desde aquela época. Outros clientes são filhos de clientes antigos, são gerações que cortam o cabelo e fazem a barba comigo”, conta. Os negócios foram crescendo mais rápido que os cabelos de seus clientes, e hoje Chico gera emprego para mais de 30 barbeiros nas unidades da Chico Barbearia.

São barbearias próprias e filiais, que adotam o padrão de qualidade da Chico Barbearia Tradicional. E ele administra tudo, inclusive a unidade carioca. E nem pensa em aposentar a tesoura e a navalha. “Sigo cortando cabelo e fazendo barba, diariamente. Tiro apenas alguns dias de férias no verão, e só”. E até as viagens são motivo para qualificação. Recentemente, Chico participou de workshop nos Estados Unidos.

E mesmo com toda essa rotina agitada, Chico encontra tempo para ensinar. Na unidade da 59, ele mantém uma sala de aula onde ensina seu ofício para novos barbeiros. Calcula que já tenha formado mais de 100 novos profissionais. Alguns, acabam trabalhando com ele. Outros, seguem seu rumo e muitas vezes viram concorrentes. O que deixa Chico feliz. “Há mercado para todos”, garante. Hoje, Chico segue atendendo respeitando todas as normas de segurança e prevenção à Covid-19. Para o futuro, será inaugurada uma nova unidade, no Centro de Gravataí.

Chico e o filho Lucas, na sala de aula onde formam novos barbeiros — Foto: Rafael Trajano

De pai para filho

Lucas Bassani aprendeu com o pai a profissão de barbeiro. Hoje, além de braço-direito de Chico na barbearia, também dá aulas. Um trabalho que já garantiu importantes reconhecimentos: a Chico Barbearia Tradicional ganhou nos três últimos anos o Prêmio Marcas em Destaque, em Cachoeirinha, e por dois anos o Prêmio Marcas & Líderes, em Gravataí. Além disso, Chico já foi homenageado em sessão solene na Câmara de Gravataí.