Região na rota do ciclone: Prefeituras suspendem aulas

Gravataí, Canoas, Cachoeirinha e Porto Alegre anunciaram suspensão das aulas; veja como agir em situações de vendavais

Arte: Ecom-Canoas

GRAVATAÍ

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Educação (Smed), em entendimento com o Conselho Municipal de Educação, suspende preventivamente as aulas do turno da tarde, desta terça-feira, 17, na rede Municipal, em razão da previsão meteorológica de forte temporal que pode atingir Gravataí e região. Com relação às Escolas Municipais de Educação Infantil, a orientação é para que os pais busquem os filhos mais cedo.
Quanto às aulas de amanhã, 18, acompanhe mais informações ao longo da tarde. Conforme a SMED, as direções estão autorizadas a fechar as escolas hoje à tarde e à noite, dispensando todos os professores. Posteriormente, será definido o dia da recuperação letiva e o dia de trabalho. A formação de secretários prevista para hoje à tarde, em algumas escolas, também foi cancelada.
Orientações da Defesa Civil de Gravataí:
COMO AGIR EM SITUAÇÕES DE VENDAVAIS.
– Evite canalização de ventos no interior de sua residência;
– Feche persianas, cortinas, basculantes, para o caso de quebrar algum vidro de janela, os estilhaços não sejam lançados e espalhados pelo cômodo, podendo atingir alguém;
– Desligue aparelhos elétricos e feche o registro do gás de cozinha, evitando agravamento no caso de queda de árvores;
-Em casos de tempestades com raios, jamais faça uso de celular conectado a uma tomada quando estiver carregando. Você pode ser atingido por uma descarga elétrica;
– Coloque no piso todos os objetos que possam cair.
PRECAUÇÕES DURANTE VENTOS FORTES.
– Evite transitar nas proximidades de fiação elétrica;
– Tome cuidado com lentes de contato, pois o vento forte pode pressioná-las contra os olhos ou deslocá-las;
– Quando estiver transitando pelas avenidas, evitar passar embaixo cabos elétricos, outdoors, andaimes, escadas, estruturas que não transmitem segurança, dentre outros;
– Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, pois estas estarão sob influência de ventos fortes;
– Não se abrigue embaixo de árvores ou em frágeis coberturas metálicas.

CANOAS

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Canoas alerta, com base nas atualizações oficiais de órgãos metereológicos, para chuva forte e torrencial entre a tarde e a noite desta terça-feira (17), com atuação do ciclone subtropical Yakecan.

O dia de hoje tem risco de ventos intensos e rajadas que poderão variar entre 70Km/h e 100 Km/h no município. O período com previsão de maior impacto do ciclone é verificado nesta noite (17), a partir das 23 horas. Mas, o alerta deve ser observado até quarta-feira (18). Neste período existe risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e destelhamentos.

Confira algumas orientações da Defesa Civil de Canoas:
– Proteja vidros e janelas com madeiras e mantenha cortinas e persianas fechadas para que sirvam de proteção contra estilhaços;
– Mantenha desligado aparelhos eletrônicos ligados à rede elétrica e válvulas de gás fechadas;
– Evitar circular na rua durante o período do alerta;
– Buscar abrigo em local seguro;
– Manter-se afastado de postes, árvores e placas de sinalização e publicitárias;
– Atenção especial no trânsito (motoristas e pedestres);
– Dúvidas e Emergências, acione a Defesa Civil – 24 horas: (51) 99322-5764 (WhatsApp).
– Em caso de emergência, ligue para a Guarda Municipal pelo 153 ou Corpo de Bombeiros pelo fone 193.

CACHOEIRNHA

A Prefeitura de Cachoeirinha, através da Secretaria Municipal da Educação, suspendeu as aulas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), de Ensino Fundamental (EMEFs) e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), nos turnos manhã, tarde e noite desta terça-feira, 17, e quarta-feira, 18, devido ao ciclone que atinge o Rio Grande do Sul. A Defesa Civil do Estado emitiu um alerta que o ciclone extratropical se intensifica em direção ao Rio Grande do Sul, com rajadas de vento de até 110km/h, entre os dias de hoje e amanhã, com possível interrupção de energia elétrica e comprometimento à segurança das pessoas.
Posteriormente, haverá a recuperação desses dias letivos para que não ocorra prejuízo na aprendizagem dos alunos. A Defesa Civil de Cachoeirinha está em alerta. O telefone para contato funciona 24 horas: (51) 98034-2664. A orientação da Defesa Civil Municipal é de que as escolas estaduais situadas na cidade também suspendam as aulas nesta terça e quarta-feira.

PORTO ALEGRE

Os serviços da prefeitura estão mobilizados e com equipes reforçadas para atender a população e possíveis ocorrências diante da previsão de frio intenso, ventos e chuvas fortes. O prefeito Sebastião Melo coordena a reunião da Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae), na manhã desta terça-feira, 17, no Centro Integrado do Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic).

“Prevenção é o melhor caminho e estamos organizados para dividir responsabilidades para que a cidade possa responder de forma rápida em caso de ocorrências”, afirma Melo.

Com base nos prognósticos do Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastres (Cenad), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Sala de Situação do Estado (Sema/RS), a Defesa Civil emitiu um alerta na tarde desta segunda-feira, 16. O evento poderá se estender até o fim do dia de quarta-feira, 18.

Aulas – As aulas na rede municipal de educação foram suspensas nos turnos da tarde e da noite nesta terça-feira para proteger alunos, professores e funcionários. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) está orientando as escolas.

Equipes de plantão – As secretarias e órgãos de serviços públicos estão de prontidão. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Dmlu) estão com as equipes em alerta para possíveis ocorrências, como podas de árvores, à noite e de madrugada. O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) também está com seus servidores à disposição, assim como a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que reforçou seus efetivos.

A área de assistência social – Secretaria Municipal de Assistência Social (SMDS) e Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) está de plantão para eventuais acidentes e atendimento à população de rua. As ações da Operação Inverno – que começam oficialmente no dia 4 de junho – foram antecipadas. A partir da noite desta terça-feira, 17, equipes estarão nas ruas com horário estendido até as 22h fazendo abordagem e encaminhamento de pessoas em situação de rua para albergues, abrigos e pousadas.

Emergência – Os serviços municipais podem ser acionados pelo telefone 156 e pelo WhatsApp (51) 3433.0156.

Em caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Como ajudar – A Campanha do Agasalho e Alimento 2022 – coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama foi lançada na semana passada e as doações podem ser feitas nos pontos cadastrados. Confira no site Poa que Cuida onde doar.

Copae – O Copae é responsável pela articulação dos esforços e pela colaboração institucional para atuação nas emergências e nas ações de proteção e defesa civil em Porto Alegre, tem como objetivo diminuir o tempo de resposta à comunidade atingida por sinistros e aumentar a eficiência das ações que dependem da integração dos órgãos.

A comissão é constituída pelos seguintes órgãos e instituições governamentais: Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), Diretoria-Geral de Defesa Civil (DGDC), Guarda Municipal (GM), Centro Integrado de Comando (Ceic), Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu), Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (SMHARF), Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), Secretaria Municipal da Fazenda (SMF), Procuradoria-Geral do Município (PGM), Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), Secretaria Municipal de Educação (Smed), Secretaria Municipal de Governança Local e Coordenação Política (SMGOV), Secretaria Municipal de Parcerias (SMP) e Gabinete de Comunicação Social (GCS).