Levanta-te, MDB!

*Por Marco Alba

O MDB é gigante. Partido com o maior número de filiados, maior número de prefeitos e vereadores do Brasil, o MDB existe em todos os Estados da nação, em todos os municípios e rincões de nosso país. E o MDB gaúcho não é apenas gigante; é também diferente. Gigante por sua natureza democrática, pela virtude de seus homens e mulheres, pela responsabilidade com que constrói diariamente a política nos municípios do Rio Grande, se faz diferente pela coragem e altivez de seus líderes.

É impossível falar da história política recente do Rio Grande do Sul sem mencionar o MDB. Modernização, transparência, austeridade, lucidez, coragem no trato da coisa pública, são legados indeléveis de nossa história. Quando as circunstâncias exigiram decisões difíceis, politicamente perigosas até, coragem não faltou aos nossos governadores. As construções de consenso, os diálogos responsáveis e consequentes com aliados, opositores, entidades e a sociedade em geral, foram atributos de nossos governos e por estes somos lembrados até hoje.

A lembrança de nossos governos indica nossa grandeza. Nosso partido é gigante e diferente

Se hoje temos um polo petroquímico em Triunfo, uma GM instalada, duplicada e triplicada em Gravataí; se hoje temos passos dados em direção à modernização do Estado, à racionalização da máquina pública e ao pleno conhecimento pela sociedade da real condição econômica do Rio Grande, devemos a Pedro Simon, Antônio Britto, Germano Rigotto e José Ivo Sartori, governadores que foram capazes de fazer a diferença e, descruzando os braços, construíram verdadeiros pontos de inflexão na condução política do RS.

A lembrança de nossos governos indica nossa grandeza. Nosso partido é gigante e diferente. Por gigante que é, não pode se apequenar ao servir de mero apoio de plenário e, por diferente que sempre foi, não deve se igualar por mero adesismo. As reformas que iniciamos – e cuja implementação apoiamos – já foram aprovadas. E, após estas, o que se vê, a cada dia, é um governo sem agenda, personalista, que revive o patrimonialismo que tanto combatemos.

Já é hora de o MDB do Rio Grande restabelecer seu tamanho, em homenagem às qualidades de seus homens e mulheres. É hora de independência, senhoras e senhores.
MDB, LEVANTA-TE E RETOMA O PROTAGONISMO DA HISTÓRIA DO RIO GRANDE.

MARCO ALBA
PREFEITO DO MUNICÍPIO DE GRAVATAÍ