Volta às aulas em Gravataí: todas as escolas com lousas digitais, todos os professores com notebooks

Em evento que marcou a abertura do ano letivo, prefeito Zaffa destacou o desafio da educação dos novos tempos, com a tecnologia cada vez mais presente; Gravataí está pronta!

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) promoveu uma aula inaugural para os professores e as equipes diretivas das 64 escolas municipais nesta quarta-feira, 16, no canal do YouTube Soluções Modernas. A live, que marcou a abertura do ano letivo do ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), contou com a participação do psicólogo Guilherme Davoli, que discorreu sobre o tema “Qual é o meu papel, além do profissional?”.

Na abertura do evento, o prefeito Luiz Zaffalon destacou o desafio da educação dos novos tempos, em que a tecnologia se tornou ainda mais presente. “Temos de encontrar fórmulas novas para enfrentar o mundo novo que chegou aí. A pandemia veio apressar uma série de coisas, com um novo tipo de comportamento. Muita coisa de tecnologia nos atropelou e temos de colocar nossa estrutura de educação em sintonia com essa realidade”, observou o prefeito.

O prefeito ressaltou os investimentos que Gravataí está fazendo em educação: “Todas as salas de aula das escolas do município estarão equipadas com uma lousa digital, conectada à rede mundial de computadores. Todos os professores irão receber um notebook para preparar seus conteúdos de aula”. Zaffalon finalizou desejando um grande ano para a educação de Gravataí. “Foquem nisso, precisamos fazer diferente, com melhores indicadores.”

A secretária da Educação, Magda Ely, alegou estar satisfeita com o retorno das aulas e com a rede qualificada de professores comprometidos em iniciar um ano letivo de avanços e conquistas. A secretária, ainda, aproveitou a oportunidade para agradecer o incentivo do prefeito na procura de novas soluções e oportunidades na educação da cidade e finalizou sua fala alegando que pretende visitar todas as 64 escolas do município para conversar com os profissionais da educação.

Durante a aula inaugural, o psicólogo Guilherme Davoli discorreu sobre inteligência emocional, depressão, entre outros assuntos e finalizou tirando dúvidas dos profissionais da educação. A livre interativa chegou a quase 3 mil visualizações simultâneas.

Estiveram presentes na aula inaugural, a diretora pedagógica Patricia Bühler e a gerente de serviços educacionais de Soluções Modernas Damaris Silva.