Veja como foram as comemorações de Dia das Crianças nas escolas municipais de Gravataí

Dia do Cabelo Maluco, show de mágica, animação com palhaços, vivências e pinturas nos rostos foram algumas das atividades que fizeram a alegria dos alunos na Semana da Criança

“Quando as crianças brincam e eu as oiço brincar, qualquer coisa em minha alma começa a se alegrar”, disse o poeta, filósofo e dramaturgo Fernando Pessoa. Brincadeiras não faltaram na Semana da Criança das escolas da rede municipal. Atividades como o “Dia do Cabelo Maluco” e a vivência dos alunos nos papéis de professores, diretores e cozinheiros fizeram a alegria dos pequenos, como foi o caso da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nova Conquista, no bairro Rincão da Madalena, quando, na terça-feira, 11/10, os alunos assumiram papéis de todos os adultos da escola.

A aluna Thalita, de sete anos, está no segundo ano do ensino fundamental e assumiu o papel da diretora Mara Denise no turno da manhã. Com o “cargo” da diretora, Thalita divertiu-se ligando para as secretarias municipais do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Bem-Estar Animal (SEMA) e da Educação (Smed) e, ainda, repetindo palavra por palavra dita por Mara (a verdadeira), pediu que seus colegas fizessem silêncio para que o coral de uma igreja próxima se apresentasse.

Rodeado por cinco alunos que o representavam, com direito a barriga de almofada, coletes e casacos de couro, o vice-diretor da escola, Antônio Pinto, salientou a importância da atividade: “E uma experiência maravilhosa para eles exercitarem, na prática, a empatia, sobre como gostaríamos de ser recebidos, ao entrar em uma sala de aula, para passar um recado, por exemplo”, enfatizou o vice-diretor.

Já na Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Oniva de Moura Brizola, os alunos realizaram, ao longo da semana, diversas atividades, como baile à fantasia e confecção de obras com elementos da natureza. Para encerrar a semana, no sábado, 8/10, ao lado dos pais, os pequenos participaram de uma grande exposição com as obras de artes feitas pelos alunos com argila e molduras para elementos da natureza. Além disso, um circuito com as famílias, um quebra-cabeças com as fotos das crianças e um jogo de adivinhação dos desenhos dos filhos, também, estiveram dentro da programação. Para a supervisora Marta Alegre, o que tornou o momento ainda mais especial foi a integração entre os alunos, os pais e a escola.

Se na EMEI Oniva as comemorações encerraram no dia 8/10, na EMEI Raio de Sol estavam só começando. Por lá, a animação com palhaços, professores fantasiados, pintura no rosto das crianças e show de mágica fizeram a alegria dos alunos. A vice-diretora Kelly Meira destacou que toda a programação foi pensada para tornar a semana das crianças ainda mais especial.