Veja como a Guarda Municipal de Gravataí se tornou referência no Estado

Hoje são 214 agentes na ativa que atuam em seis grupamentos, em colaboração com as demais forças de segurança, como Brigada Militar e Polícia Civil

Em Gravataí, a população habituou-se à presença dos Guardas Municipais, da Secretaria Municipal de Assuntos para Segurança Pública (SMASP), nas ruas e nos bairros, além da segurança em prédios e no patrimônio público. Atuando de forma conjunta com a Polícia Civil e a Brigada Militar, a GM de Gravataí tornou-se referência no estado. De 2 de maio até 2 de dezembro, todos os 214 agentes passarão pelo curso de Requalificação do Efetivo, em um total de 80 horas/aula, tendo, no mínimo, efetuado 50 disparos de arma de fogo. O curso é exigido pela Lei Federal 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.

A GM de Gravataí tem hoje 214 agentes na ativa, que atuam em seis grupamentos, em colaboração com as forças de segurança do Estado, como Brigada Militar e Polícia Civil: Comunitário, Escolar, Ambiental, Operações Urbanas, Operações com Cães e Patrimonial. “Mais do que uma determinação legal, essa é uma oportunidade para atualizarmos nossos agentes, para que possamos cada vez mais prestar um melhor serviço à população, que tem um carinho e reconhecimento pelo trabalho da nossa Guarda Municipal”, comentou o secretário municipal para Assuntos de Segurança Pública, coronel PM Flávio Lopes.

São frequentes os registros da Guarda Municipal dos mais diversos tipos de atendimento e ocorrências, desde crianças perdidas a primeiros socorros, como recuperação de veículos roubados a prisões em flagrante. Na Matriz Curricular Nacional para Formação das Guardas Municipais, consta “a compreensão da atividade como prática da cidadania, motivando-os a adotar no dia a dia atitudes de justiça, cooperação interna e com outros órgãos parceiros”.

Entre as disciplinas que compõem o Curso de Requalificação estão, Direito Penal, Abordagem Policial, Armamento e Tiro, Policiamento Comunitário, Legislação Específica (como a Maria da Penha) e palestra sobre os Conselhos Tutelares. Segundo o coronel Flávio, são 20 agentes por turma, para que o efetivo nas ruas não fique comprometido, já que a GM atua 24 horas, especialmente com o Policiamento comunitário.

Gravataí também tornou-se polo para a formação de novos guardas municipais para outros municípios. Atualmente, estão em formação 32 alunos de Campo Bom, no curso que começou em 3 de novembro e se encerra no próximo dia 27, totalizando 1.312 horas. “O trabalho e reconhecimento da nossa Guarda Municipal é motivo de orgulho para a administração municipal e para a nossa comunidade, razão maior da sua atuação”, finalizou o secretário.