Secretária de Ciência, Inovação e Tecnologia recebe representante do Observatório Social Gravataí/Glorinha

Encontro debateu a implantação de um Centro de Recondicionamento de Computadores

Reunião com representante do Observatório Social de Gravataí Glorinha

A secretária de Ciência, Inovação e Tecnologia, Selma Fraga, recebeu a visita de Anyúska Leal Schmidt Cusato, advogada e vice-presidente de assuntos jurídicos do Observatório Social Gravataí/Glorinha. A reunião teve como objetivo discutir a implantação de um Centro de Recondicionamento de Computadores na cidade. O diretor-administrativo e secretário substituto Tanrac Saldanha também esteve presente no encontro, que ocorreu na última sexta-feira, 8.

Selma falou da relevância da proposta, principalmente por beneficiar a rede de ensino da cidade. “Recebemos a notícia de forma muito positiva, pois converge com as diretrizes estratégicas que a nossa secretaria tem para a educação municipal, além da capacitação das pessoas. Com a coleta e separação de resíduos eletrônicos, podemos devolver para a população os computadores em condição de uso. Além dos benefícios ambientais, há também o fator educacional, uma vez que serão formadas pessoas na área da tecnologia. Assim como as escolas municipais poderão receber laboratórios de informática”, disse.

“Vamos desenhar melhor esse projeto e buscar investimentos e recursos para que ele saia do papel. O contato com outras instituições é importante. Hoje nos foi apresentado esse projeto que beneficia toda a população. Essa conversa inicial é necessária e estamos abertos para melhorar a nossa Gravataí”, concluiu a secretária.

A secretária ainda esclarece que os componentes de computadores, que não puderem ser reaproveitados, serão vendidos como resíduos, gerando receita, o FIT (Fundo de Incentivo Tecnológico) previsto na Lei de Inovação nº 40.72/2019. Como contrapartida, a Prefeitura promoverá cursos gratuitos de montagem e manutenção de computadores, de edição de vídeo e de impressão em terceira dimensão (3D). Além de aulas de informática básica para jovens e adultos.