Saúde: prefeito Luiz Zaffalon assina ordem de início para a construção da UBS Morada do Vale I, sétima das dez unidades que serão construídas ao longo do governo

Iniciativa faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa do governo que cuida da atenção básica à saúde

O prefeito Luiz Zaffalon assinou, nesta sexta-feira, 11,  a ordem de início para a construção da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Morada do Vale I. A iniciativa faz parte do Qualifica Atenção Primária, programa do governo que cuida da atenção básica à saúde. Com o novo espaço, será possível implementar a Estratégia Saúde da Família (ESF) na unidade, projeto inviável por conta da atual estrutura. O prazo de entrega do novo posto é de 12 meses.

“A comunidade terá, de fato, um posto com uma estrutura moderna e bem equipada, à altura do que ela merece. Essa é a sétima das dez novas unidades que iremos construir neste governo”, disse o prefeito. Durante sua fala, Zaffa ressaltou a importância da responsabilidade fiscal adotada pelo governo municipal para que essas obras sejam construídas, sempre com o objetivo de qualificar o atendimento aos gravataienses.

O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, destacou a melhora da saúde em Gravataí, o que fez com que a cidade alcançasse a primeira colocação do ranking entre as cidades com mais de 200 mil habitantes no Previne Brasil, programa do Ministério da Saúde que mede a qualidade das ações na área de Atenção Básica. “Esse é um dia especial para a comunidade. Tem sido motivo de satisfação e orgulho percebermos os avanços na nossa rede de saúde. Estamos trabalhando para, em breve, termos a melhor rede de saúde do Estado”, disse.

A construção da nova unidade permitirá que seja implementada a ESF no posto, com a lógica de ampliar a cobertura assistencial. Estão em andamento as obras das unidades de saúde Granville, Itatiaia, Vila Branca, Érico Veríssimo, Aristides D’ávila e Cohab B. Os crescentes investimentos do município na área estrutural, a exemplo da duplicação da UTI e a construção da Nova Emergência SUS, ambas no Hospital Dom João Becker, também foram lembrados pelo secretário como obras que repercutem diretamente na saúde da população.

Para o vice-prefeito Dr. Levi Melo, o novo espaço proporcionará benefícios tanto aos profissionais de saúde que prestam os atendimentos, quanto para os pacientes que necessitam dos serviços. “Isso mostra que o governo está empenhado em melhorar a saúde da população e luta para que os pacientes possam ser atendidos de maneira adequada. A Atenção Básica é prioridade deste governo, pois é a principal porta de entrada aos serviços de saúde pelos usuários”, completou.

Também estiveram presentes durante a ordem de início secretários municipais; servidores da Secretaria Municipal da Saúde (SMS); o presidente da Câmara de Vereadores, Roger Corrêa; e os vereadores Alex Peixe e Áureo Tedesco.