Saúde na Escola: Prefeitura de Gravataí retoma programa e planeja ações

A Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Smed), promoveu, nesta sexta-feira, 8, reuniões com servidores de ambos os órgãos para planejar ações conjuntas a serem realizadas durante o ano letivo. O evento, que ocorreu, no formato presencial, pela primeira vez, após o início da pandemia da covid-19, discutiu assuntos do Calendário de Formações do Programa Saúde na Escola (PSE).

“Estamos retomando nossos laços entre as escolas e as unidades de saúde do município. Ficamos felizes que esse planejamento entre as duas secretarias tem apresentado frutos e impactado positivamente a comunidade”, destacou a coordenadora do Serviço de Assistência Especializada (SAE) e integrante do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM-PSE), Tatiane Silva.

Segundo ela, esse encontro inicial chamou os representantes para fornecer um panorama das ações do PSE e para esclarecer o planejamento do GTIM-PSE para este ano. A coorenadora citou ainda que essa aproximação entre as escolas e as unidades tem como intuito fomentar as ações e realizar um trabalho intersetorial. Entre as atividades previstas para o decorrer deste ano nas escolas, estão discussões sobre saúde ambiental, saúde bucal, alimentação saudável e promoção da atividade física.

“Foi um momento importantíssimo de retomada das atividades, devido ao grande trabalho educativo realizado, tanto na área da saúde como na área da educação”, comentou a coordenadora da USF São Vicente e enfermeira, Vanessa Tarragô. Também ficou firmado que ocorrerá a Semana Saúde na Escola, de 16 a 20 de maio, com ações nas escolas municipais de Ensino Infantil (Emei) e Fundamental (Emef).

Além disso, o Núcleo de Vigilância e Agravos Ambientais Biológicos – Viemsa, também, esteve no local para realizar uma apresentação sobre o mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, zika e chikungunya. Tipos de criadouros, história do mosquito e modos de eliminar focos da dengue estavam entre os assuntos abordados pelos médicos-veterinários da Viemsa Marco Pereira e Virginia Bandasz.

Cerca de dez minutos de atenção em residências ou locais de trabalho, por semana, são suficientes para a eliminação dos criadouros, visto que apenas com este tempo já é possível fazer a limpeza de locais onde os mosquitos podem se proliferar. Encher os pratos de vasos de plantas com areia e guardar pneus em locais cobertos são medidas que ajudam a eliminar o risco de focos do mosquito da dengue.

O Programa Saúde na Escola é uma parceria articulada pelo GTIM-PSE, que tem em sua composição secretarias municipais e instituições, como o Conselho Municipal de Saúde, o Conselho Municipal de Educação e a 28ª Coordenadoria Regional de Educação (28ª CRE). Elas promovem ações, ao longo do ano, que destacam os cuidados com a saúde e incentivam hábitos saudáveis desde a infância.