Sábado de ação inédita de vacinação contra a covid-19 tem 1.374 idosos imunizados em Gravataí

Na segunda-feira, 29, a faixa etária atingida será a partir dos 69 anos

Foto: Paloma Vargas

A manhã deste sábado, 27, foi movimentada nas oito unidades de saúde de Gravataí, que abriram das 9h às 13h para vacinar os idosos a partir dos 70 anos contra a covid-19. Nesta ação, foram vacinadas 1.374 pessoas. Além disso, um novo lote de imunizantes, com 6.490 doses, foi entregue ao município também neste sábado. Assim, a partir de segunda-feira, 29, poderão ser vacinados idosos a partir dos 69 anos. Nos últimos dez dias, a prefeitura recebeu 19.940 primeiras doses para imunizar a comunidade.

O prefeito Luiz Zaffalon, o vice-prefeito Dr. Levi Melo e o secretário Municipal da Saúde, Régis Fonseca, acompanharam a ação em algumas unidades. Na Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro, Zaffa conversou com os cidadãos que faziam fila para ser imunizados. “Esta é uma fila do bem. Estamos muito otimistas com a vacinação da nossa comunidade. Acreditamos que este é o único caminho para retomarmos à vida dita normal”, comenta.

Ele ainda destacou que, na próxima semana, deve chegar a sua vez de ser imunizado. “Tenho 67 anos e estou ansioso para que chegue o dia da minha faixa etária”, comentou Zaffa, sorridente, para alguns idosos que aguardavam a vacinação.

Dr. Levi agradeceu o trabalho de muito empenho, amor e dedicação realizado pelos profissionais de saúde da cidade. “É preciso ter esperança de que estamos caminhando para a superação. Juntos, todos poderemos avançar rumo a um objetivo comum: a preservação da saúde e da vida da população. Para tanto, apoiar e participar da campanha de vacinação contra a covid-19 é fundamental”, reforça o médico e vice-prefeito.

Buscando forças para se cuidar

Com 70 anos completados no último mês de janeiro, Maria Gusmão de Freitas é uma das idosas vacinadas na UBS Centro. Quem via ela sorridente, ao receber a imunização, não fazia ideia da força que ela teve que buscar para poder estar ali. “Vim no primeiro dia porque perdi o meu marido e a minha mãe para a covid-19. É um grande sofrimento ver quem a gente ama lutar e perder para esta doença. Vim porque quero ter a chance de ficar um pouco mais por aqui”, comentou ela, lembrando que a mãe faleceu há 8 dias.

Segundo Régis, a abertura dos postos para vacinação no sábado só foi possível por conta do quantitativo de doses recebidas pelo município nas últimas remessas. “Ampliamos a faixa etária diariamente, e as ações especiais, como esta de abertura das unidades aos sábados, continuarão ocorrendo, desde que recebamos doses suficientes para tal”, comentou o secretário.

Ele ainda lembrou que todos os públicos que atingidos pela ação estão dentro do Plano Nacional de Imunizações (PNI), formulado pelo Ministério da Saúde, e pelas regras pactuadas pelo estado com os municípios.