Prefeitura de Gravataí promove curso de capacitação a servidores da Atenção Básica de Saúde

Ação teve como público-alvo enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes de saúde e profissionais da recepção das UBSs e das USFs

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu, na última sexta-feira, 8, os cursos de Gestão de Unidades de Saúde, Gestão da Clínica e Gestão do Cuidado. Desta vez, o evento, que teve como finalidade a capacitação dos servidores, contou com a presença de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes de saúde e recepcionistas das unidades básicas de saúde (UBSs) e das unidades de saúde da família (USFs).

“A prefeitura está sempre buscando investir na capacitação dos nossos servidores, com o objetivo de melhorar ainda mais o atendimento no município. Esse evento é mais um passo nessa direção”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon.

O acolhimento aos usuários das unidades de saúde, realizado pelos diferentes profissionais, cada um em sua área de atuação, foi o tema discutido no encontro. Entre UBSs e USFs, o município conta com 29 unidades, que atuam diretamente nos bairros, resolvendo grande parte dos problemas de saúde da comunidade.

“Capacitar os nossos servidores é uma das metas prioritárias do Planejamento Estratégico da SMS. Após o arrefecimento da pandemia, retomamos nossos encontros presenciais, trabalhando temas que repercutem na qualidade dos serviços ofertados aos usuários da nossa rede municipal de saúde”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

De acordo com o coordenador da Atenção Básica da SMS, enfermeiro Luciano Albrecht, o evento se mostrou muito importante, pois oportunizou um momento de troca de saberes e de informações pertinentes ao acolhimento dos usuários nos serviços de saúde da Atenção Básica. Foram realizadas duas oficinas: uma pela manhã e uma pela tarde, no auditório da Ulbra, de Gravataí.

“A capacitação sobre acolhimento foi produtiva, pois trouxe uma discussão sobre o processo de trabalho dos servidores da saúde, uma vez que acolhemos as pessoas durante todo o horário de atendimento. Nos mostrou que podemos diversificar e aprimorar o fazer saúde com resultados positivos, tanto para os profissionais quanto para a comunidade atendida, e que podemos envolver mais atitude resolutiva no nosso dia a dia”, comentou a enfermeira da USF São Vicente Gisele da Silveira.

Capacitação aos coordenadores

No início deste mês, a prefeitura também promoveu um curso de capacitação aos servidores municipais da área, mais especificamente, com os gestores das unidades de saúde. Naquela vez, a abordagem de conflitos em serviços de saúde, o desenvolvimento das qualidades de liderança, a capacitação sobre Gestão de Pessoas e o trabalho das habilidades de comunicação dos profissionais de saúde foram os temas discutidos no encontro.

A Prefeitura de Gravataí, por meio da SMS, reforça o compromisso com a proteção e a recuperação da saúde da população do município. Também destaca o propósito de reduzir as enfermidades e melhorar a vigilância para a saúde, fornecendo, assim, mais qualidade de vida aos cidadãos, bem como promove a elaboração e a implantação de programas e políticas públicas voltados à promoção, à prevenção e à assistência para a saúde dos munícipes.