A Prefeitura de Gravataí, por meio das secretarias de Administração, Modernização e Transparência (Smat) e da Educação (Smed), vem trabalhando nas últimas semanas para suprir as demandas de recursos humanos das 75 escolas municipais.
Desde janeiro de 2024, já foram publicados 5 editais de chamamento, sendo nomeados 175 servidores para diversos cargos da área da educação. Dentre eles estão professores de educação infantil, de anos iniciais, de séries finais, de atendimento educacional especializado – AEE e secretários de escola.
Com uma rede de educação ampla – 12 Escolas de Educação Infantil (Emeis) e 63 Escolas de Ensino Fundamental (Emefs) – é fundamental o planejamento de recursos humanos e os investimentos que estão sendo feitos para garantir que os alunos tenham uma educação de qualidade.
Segundo a secretária da Educação Aurelise Braun, “o objetivo é qualificar cada vez mais a educação municipal e garantir que não faltem professores para nossos alunos. A nomeação de profissionais da educação concursados reforça essa ideia. Parabéns aos novos colegas servidores da educação do nosso município”.
Durante o mês de fevereiro, os cerca de 28 mil alunos das escolas municipais, de Pré a 9º ano, incluindo EJA, estão recebendo o Cartão Material Escolar, para aquisição do material escolar diretamente em papelarias conveniadas, garantindo mais autonomia na escolha dos materiais. Ainda no início do ano letivo também está prevista a distribuição de uniforme escolar para os alunos da rede.
Além disso, ainda no mês de fevereiro, está prevista a inauguração da nova sede da Escola de Educação Infantil (Emei) Raio de Sol, que irá atender 230 crianças de zero a cinco anos de idade. O ano letivo de 2024 inicia em 22 de fevereiro nas Emeis e 26 de fevereiro nas Emefs.