Prefeitura de Gravataí garante transporte a 3.100 alunos com deficiência ou de escolas de difícil acesso do município

Responsável pelo deslocamento de alunos da rede municipal, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria da Educação (Smed), transporta diariamente 3.100 estudantes para escolas de difícil acesso. Ao todo, são 63 rotas que levam alunos com deficiência e moradores das áreas rurais até suas respectivas escolas diariamente. Já os alunos da rede estadual de ensino são de responsabilidade do governo do Estado, cabendo à Secretaria Estadual de Educação (Seduc) providenciar o transporte.

Mesmo com a queda na arrecadação municipal, que já chega a 25% em 2023, a gestão municipal segue fornecendo o transporte escolar aos alunos de Gravataí. Atualmente, são atendidas dez escolas rurais, todas com monitores nas vans. Além destes, também é oferecido transporte específico para crianças com deficiência da rede, que neste ano chegou ao número de 200 alunos.

Do total de 1.200 alunos da rede estadual que necessitam de transporte, o Estado transporta somente 400 e busca parceria com a Prefeitura para o custeio dos outros 800. A Secretaria da Educação, no entanto, afirma que essa proposta é inviável, porque os recursos seriam insuficientes para dar conta da totalidade da despesa. Destacando que  somente no ano de 2022 foram investidos mais de R$ 11 milhões em transporte escolar para os alunos da rede municipal e trazer essa competência que é do Estado para o município é completamente inviável, pelo menos neste ano de 2023.

Segundo a Smed, desde 2017 Gravataí não integra o Programa Estadual de Apoio ao Transporte Escolar (Peate), justamente pela falta de regularidade dos repasses do governo estadual e o fato de que os repasses estaduais não supriam a necessidade das escolas estaduais do município.