Prefeitura de Gravataí garante assistência para o menino Breno Francisco Mello Menezes

Após a Secretaria da Saúde entrar em contato com a família, no dia 29 de junho, todos os encaminhamentos foram tomados

Com uma extensa campanha nas redes sociais e pelas ruas da cidade, a #TodosPeloBreno chegou até a Prefeitura de Gravataí que, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), atendeu a família e os dois filhos para conseguirem os tratamentos necessários. O primeiro contato realizado com a mãe da criança, Camila Mello Menezes, no dia 29 de junho, pela assessoria do gabinete do secretário da Saúde Jean Torman, deu início às tratativas e encaminhamentos. Breno Francisco Mello Menezes, de quatro anos, tem paralisia cerebral e o seu irmão, Arthur, de três, está dentro do Espectro Autista.

Em contato direto com a mãe e com o pai de Breno e Arthur, a SMS começou a trabalhar para garantir os atendimentos com médicos e especialistas que os meninos precisam. Desde a regularização de documentos, que tornou o processo mais lento, até contato com a Secretaria de Estado de Saúde, por se tratar de um caso de alta complexidade, foi feito, como falou o secretário Jean, em uma live do dia dois de julho.

Solicitado pela família, o tratamento na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), já foi acertado com a instituição. A primeira consulta de Breno ocorre na segunda-feira, três de agosto, e a Secretaria da Saúde garantiu transporte porta-a-porta, com acompanhante. Agora Breno terá tratamento com fisioterapeuta, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional.

Nas diversas visitas do pai, Nailton Menezes, à SMS, a assessoria jurídica se dispôs a auxiliar a família com toda a documentação e procedimentos necessários para garantir o tratamento do menino Breno. Da mesma forma, a equipe de saúde viabilizou a retirada dos medicamentos do irmãozinho, Arthur, na Farmácia Municipal. Atendendo às necessidades das duas crianças.

Além da regularização dos documentos, inscrição na Apae e viabilização dos medicamentos, a secretaria também possibilitou a atualização da carteira de vacina do irmão mais novo de Breno e a marcação de exames que a família tentava conseguir. A consulta com neuropediatra também foi garantida pela Prefeitura Municipal.