Prefeitura de Gravataí assina convênio para conclusão de obras da sede da associação do Quilombo Manoel Barbosa

Evento ocorrido no último sábado, 26, também promoveu diversas atividades para a comunidade quilombola

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), assinou, no último sábado, 26, um convênio para a realização de reformas na sede da associação do Quilombo Manoel Barbosa. Com isso, ficaram firmadas a autorização e a aquisição de materiais de construção e a execução de melhorias e manutenção do local, no qual, também, será construída uma academia de ginástica ao ar livre.

“A realização dessas melhorias estruturais auxiliará para que a gente siga realizando as ações de promoção da saúde para a comunidade”, destacou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, que esteve presente no evento. Conforme o secretário, o município destinará os recursos financeiros oriundos do Incentivo Financeiro à Estratégia de Saúde da Família Quilombola – ESFQ.

A presidente da associação, Carmen Lúcia dos Santos, agradeceu a presença das autoridades presentes, como a primeira-dama Marlene Zaffalon, e lembrou da importância da cultura quilombola, dos ancestrais e das origens da comunidade. “A presença da primeira-dama foi muito importante. Ela demonstrou que quer nos ajudar e fazer ações pela nossa comunidade. Foi tudo maravilhoso, o mais importante foi a assinatura do contrato da reforma da nossa sede. Eu não sabia que seria neste dia”, contou Carmen, que, assim como todos os demais moradores do quilombo, não tinham conhecimento de que a assinatura do convênio seria realizada no último sábado.

Durante o evento, que também tratou sobre a saúde da mulher negra, diversas atividades foram programadas para a comunidade local, como conversas sobre pobreza menstrual, oficinas de saúde e dança e ritos ancestrais. A Casa Lilás, por exemplo, participou das ações e fez a doação de roupas e cordão para artesanato, em parceria com a primeira-dama. Já o Projeto Ester – Somos Todas Irmãs doou absorventes às mulheres da comunidade e conversou com elas sobre saúde menstrual.

Para a coordenadora do Comitê de Saúde da População Negra, Karen Pereira, a destinação do recurso para as reformas da sede possibilitará qualificar ainda mais as ações de saúde da comunidade, tanto de prevenção quanto de melhorias no acesso à saúde. Conforme ela, a assinatura representa um momento “muito importante dentro das ações propostas no nosso plano de ação para o Quilombo Manoel Barbosa, um espaço riquíssimo para atividades de formação e de educação que nos fortalecem de forma intersetorial”.

Localizada no bairro Barro Vermelho, a comunidade do Quilombo Manoel Barbosa é atendida e monitorada pela Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Cecília. A equipe da unidade também promove, sempre que necessário, visitas domiciliares ao local. Além disso, realiza atividades de promoção da saúde à comunidade.

A Prefeitura de Gravataí, a partir da SMS, faz a elaboração e a implantação de programas e políticas públicas voltados à promoção, à prevenção e à assistência para a saúde dos munícipes. Além da USF Santa Cecília, outras 28 unidades de saúde estão espalhadas pelo município com o intuito de prestar atendimentos qualificados aos pacientes que necessitam.

Também estiveram presentes no evento, o vice-prefeito Dr. Levi Melo, os secretários municipais de Governança e Comunicação Social, Airton Leal, da Educação, Magda Ely, e de Serviços Urbanos, Paulo Garcia, o assessor de Políticas Públicas para o Negro, Jairton Camisolão, a assessora de Políticas Públicas para a Mulher, Analu Sônego, o assessor técnico do Conselho Municipal de Saúde, Jaime Ziegler, e o chefe do escritório da Emater Gravataí, Fabio Del Valle.