Prefeito Zaffa e secretária da Educação acompanham o primeiro dia de aula da rede municipal

Início do ano letivo foi marcado por expectativa e alegria entre os 28 mil alunos

O início do ano letivo na rede municipal foi marcado por muita expectativa e alegria. Com professores em todas as salas de aula, chegou o momento de mais de 28 mil alunos retornarem às escolas municipais. Para acompanhar de perto esse primeiro dia, o prefeito Luiz Zaffalon e a secretária da Educação Magda Ely visitaram as turmas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Idelcy Silveira Soares na tarde desta segunda-feira, 27.

Entre sorrisos e apertos de mãos, os alunos receberam o prefeito com entusiasmo. “Temos certeza que será mais um grande ano para a Educação de Gravataí”, disse Zaffa. Pela manhã, a secretária da Smed já havia recepcionado os alunos da Emef Suely Silveira Soares, no Breno Garcia. Durante o período de acolhimento às famílias, a titular da pasta desejou um ótimo ano aos alunos e a toda comunidade escolar e lembrou que estes primeiros dias serão de uma retomada muito importante para os alunos que reprovaram no último ano. “Será oferecida uma nova chance a estes alunos e uma avaliação poderá dar a eles o direito de avançar para o próximo ano”, destacou. “Sabemos o quanto a pandemia prejudicou o aprendizado e, por isso, essa oportunidade torna-se tão importante e necessária”, completou.

Em meio aos alunos, o sentimento era de otimismo. “Eu estava ansiosa para voltar para a escola e com saudade de escrever”, disse Mayara Ramires, aluna do sétimo ano da Emef Sueli Silveira Soares. Sentimento partilhado pela irmã Micaely, do terceiro ano. “Coisa boa que voltaram as aulas, eu não via a hora”, disse.

De acordo com a titular da Smed, no período de férias as escolas receberam uma série de manutenções, que foram desde pinturas a reformas gerais em salas de aula e espaços comuns. Tão importante quanto às estruturas, os uniformes e materiais escolares devem ser entregues até a segunda quinzena de março, bem como os livros didáticos.

Estrutura

Na busca pela qualificação da aprendizagem e ampliação de vagas, o município vem investindo em um sistema construtivo modular. Na Emef Nova Conquista, que fica no Rincão da Madalena, as cinco novas salas já estão chegando para aumentar a capacidade de atendimento da escola em 320 alunos, passando de 709 para 1.029. Realidade que já é vivida pelos estudantes das escolas municipais Murialdo e Jerônimo Timóteo da Fonseca, que receberam, juntas, 13 salas de aula e dois banheiros, sendo um para pessoas com deficiência.