Prefeito Marco Alba dá boas-vindas a cubanos do programa Médicos pelo Brasil

O prefeito Marco Alba e o secretário de saúde do município, Jean Torman, deram as boas-vindas, na tarde desta segunda-feira, 23, no Hotel Radar, a 17 do total de 19 médicos cubanos do programa Médicos pelo Brasil, criado em substituição ao Mais Médicos. Os profissionais irão prestar atendimento nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Todos já estavam no Brasil, haviam trabalhado previamente no programa até final de 2018 e aguardavam uma oportunidade de reintegração.

O programa Médicos pelo Brasil foi lançado pelo Governo Federal em agosto de 2019, em substituição gradual ao Mais Médicos e faz parte de um conjunto de ações do Ministério da Saúde para fortalecer a Atenção Primária à Saúde. O valor da bolsa formação a que terão direito é de R$ 12.385,00, cabendo ao município auxílio moradia, vale alimentação e vale transporte. A obrigação do município é auxílio moradia e alimentação e vale transporte para suas atividades laborais.
“Estamos muito felizes pelo retorno desse serviço nas USF’s, trazendo mais consistência ao nosso sistema de saúde. Temos profissionais que trabalham com carinho e respeito pela população, e vocês veem para agregar nessa estrutura”, disse o prefeito. Ele também ressaltou a importância da vinda dos médicos cubanos em um período de aumento das hospitalizações por Covid-19.

Os cubanos estão hospedados no Hotel Radar pela prefeitura até que recebam auxílio moradia e encontrem um novo lar. A Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS) garantirá os demais amparos até que a situação dos médicos se estabilize.

O secretário Jean destacou o reconhecimento do trabalho da equipe por parte da SMS. “Somos quase dois mil profissionais na saúde e a união é um dos principais pilares na hora de oferecer um atendimento de qualidade aos gravataienses. Somos uma equipe comprometida e vocês veem para fortalecer essa estrutura”, ressaltou o secretário. “O trabalho dos cubanos é honrado e humanizado, tendo em vista que deixam seu país com o propósito de servir o povo. Tenho certeza de que serão muito bem acolhidos pela comunidade, assim como a equipe cubana anterior foi”, concluiu.

Também esteve presente à reunião de apresentação a coordenadora municipal da Atenção Básica da SMS, Joice Cunha.

Relação de profissionais e seus destinos:
Alberto Osa Borges – USF São Vicente
Cesar Ferran Sarduy – USF Breno Garcia
Eduardo Medardo Basulto Riquenes – USF Águas Claras
Idania Maceo Veja – USF Águas Claras
Jose Luiz Matos Moore – USF São Vicente
Lainet Carrion Valdespino – USF Morada do Vale II
Leydenys Sanchez Morales – USF Érico Veríssimo
Mercedes Gonzales Pavo – USF Águas Claras
Misleydys Velazquez Torres – USF Neópolis
Yanara Arzuaga Guerra – USF Granville
Yanela Altes Riscart – USF Barro Vermelho
Yanet Chacon Perez – USF São Vicente
Yulia Alexandra Dervilla Alvarez – USF Breno Garcia
Yulyeika Roja Milanes – USF Parque dos Anjos
Yunior Tomas Avila – USF São Vicente
Yuseiny Betancourt Laguardia – USF Cohab C
Zulema Rangel Triguero – USF Neópolis