Prefeito Luiz Zaffalon e primeira-dama Marlene Zaffalon participam de relançamento da campanha ‘Adote um Amigo’

Ação tem o objetivo principal de conscientização para a posse responsável de animais que habitam no Canil Municipal

O prefeito Luiz Zaffalon e a primeira-dama Marlene Zaffalon receberam a visita da equipe do Departamento de Bem-estar Animal da Fundação Municipal do Meio Ambiente (FMMA) e da vereadora Márcia Becker, acompanhada por seu “estagiário” mascote, Nick Becker, para o relançamento da Campanha “Adote um Amigo”. Idealizada pela vereadora, quando ela era a responsável pelo Canil Municipal, em 2018, a iniciativa tem, como objetivo principal, a adoção consciente dos cães, gatos e cavalos residentes no Canil por terem sido resgatados de alguma situação de perigo e ou maus-tratos.

“Temos um canil que é modelo no país, onde os animais são bem tratados e cuidados, porém, todos eles merecem ter uma família e um lar com ainda mais amor. Por isso, relançamos essa campanha com o intuito de acharmos adotantes responsáveis e que preencham os critérios estabelecidos pelo Departamento de Bem-Estar Animal para poderem ter um novo amigo peludo”, comentou a primeira-dama Marlene, defensora da causa animal.

O prefeito Zaffa relembrou que uma das suas primeiras missões no então governo Acimar Silva, em 2011, foi intervir na situação caótica em que viviam os animais no canil. “Aquilo era um verdadeiro horror mas, com muito trabalho e dedicação, construímos um local digno para estes seres”, disse.

A vereadora Márcia Becker afirmou que sente a necessidade de se reforçar a adoção responsável. “Com isso, é possível oportunizar que outros animais que precisem ser retirados das ruas possam ter um local adequado. O Canil foi feito para ser um local de passagem, para que o animal seja cuidado, recuperado, castrado e fique apto para ser adotado. Por isso, a campanha é tão importante e precisa ser mantida permanente”, reforçou a parlamentar.

Como funcionam as adoções?

As adoções são realizadas de forma extremamente cuidadosa, com termo que impede que voltem ao trabalho ou participem de qualquer tipo de esporte ou semelhante. Podem ser adotados apenas para a liberdade que merecem.

Para adotar, é necessário ter mais de 18 anos, apresentar comprovante de residência e assinar o termo de compromisso. Antes da adoção ser consumada, é realizada uma visita à casa do candidato a ter um amigo de quatro patas. Assim, certifica-se de que o animal viverá num ambiente seguro.

Os serviços do Canil Municipal

Com atendimento veterinário (consultas) de segunda a sexta, das 9h às 11h, o local oferece serviço gratuito para toda a população de Gravataí. As castrações de cães e gatos precisam de agendamento prévio. O tempo de espera é de, aproximadamente, 90 a 120 dias, devido a demanda. Elas podem ser marcadas pelo WhatsApp (51) 9 9226.5955. As cirurgias, de tumor, hérnia, abscessos e outras, são agendadas pelo veterinário, após a consulta.

Para fazer os procedimentos (castrações, cirurgias e consultas), é necessário apresentar: documento de identidade com foto, comprovante de residência no município e comprovante de renda até dois salários mínimos. Os atendimentos são feitos por ordem de chegada. O endereço do Canil é Estrada Leonel Cabeleira Bitello, 241 – Costa do Ipiranga.

Os resgates de cães doentes ou feridos, sem tutor, são feitos pelo canil. Após a recuperação, o animal é devolvido ao local de origem na forma de comunitário, caso não seja adotado. Assim, ele fica sob responsabilidade de quem pediu socorro. No caso de animais resgatados em vias de grande fluxo de veículos, idosos, com sequelas ou algum tipo de deficiência, estes ficam no Canil Municipal aguardando uma adoção.

Denúncias

As notificações de maus-tratos são vistoriadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, de acordo com o grau de risco e a demanda. Denúncias emergenciais (risco iminente de morte, carroças, equinos abandonados, entre outros) são vistoriadas o mais rápido possível e podem também ser encaminhadas à Guarda Municipal, pelo telefone (51) 3191-5000.

Caso o contribuinte encontre um animal ferido ou doente, sem dono, pode levar o animal até o Canil para atendimento. Não é necessário aguardar o resgate. Filhotes e fêmeas em estado de prenhez não podem ficar no canil, devido às inúmeras doenças que são fatais para eles. No entanto, a equipe auxilia na divulgação para adoção, além de castrar as mães assim que os filhotes desmamem.

Durante a pandemia, o Canil Municipal está atendendo somente com um acompanhante por animal. É obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e respeitar o distanciamento social.