Em ação conjunta com o Hospital Dom João Becker (HDJB), a Prefeitura de Gravataí inaugurou na manhã desta terça-feira, 27, a Central de Endoscopia. Com investimento de mais de R$ 700 mil, custeados pelo Executivo municipal, a iniciativa visa diminuir a fila de espera para a especialidade e qualificar os serviços de saúde à população atendida, medidas pensadas e adotadas para o bem-estar dos gravataienses.
“Ter aqui uma instituição como a Santa Casa é motivo de orgulho para nós. Não vamos medir esforços para a qualificação dos nossos serviços de saúde. Essa Central de Endoscopia é mais uma prova desse nosso empenho para melhor atender os nossos pacientes”, destacou o prefeito Luiz Zaffalon.
Conforme o superintendente do HDJB, Antonio Weston, as ações conjuntas entre hospital e prefeitura têm trazido reflexos para a cidade, vide os crescentes investimentos dos dois entes na saúde. “A parceria gera resultados para o bem da medicina e da comunidade, com soluções inovadoras e benéficas para ambos. E o propósito desse novo serviço é de extrema importância, pois a endoscopia auxilia no diagnóstico e no tratamento de diversas doenças do sistema digestivo”, enfatizou.
Tal sentimento é partilhado pelo secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca. Durante sua fala, o gestor lembrou das melhorias promovidas ao longo do governo na área hospitalar, como a qualificação das duas unidades de pronto atendimento (UPAs) e a entrega de dez novos leitos de UTI, dobrando a capacidade da estrutura então existente. Além disso, reforçou a construção da Nova Emergência SUS, que terá sua oferta de leitos triplicados pelo SUS e deverá ser entregue ainda este ano.
“Buscamos sempre que as pessoas se sintam pertencidas, em especial nos cuidados hospitalares. Assim, a população tem acesso a uma estrutura moderna e bem equipada, à altura do que ela deseja e merece. É garantia de qualidade e segurança com um serviço diferenciado prestado pela Santa Casa”, ressaltou o secretário.
Instalado no quinto andar do HDJB, o Centro de Endoscopia conta com sala exclusiva para os procedimentos, bem como salas de preparação, recuperação e vestiário. Anualmente, o hospital realiza em média 1,4 mil exames, que ocorriam no Centro Cirúrgico.
Entenda o que é e para que serve a endoscopia
A endoscopia digestiva alta é um tipo de exame médico que se utiliza de um endoscópio para obter imagens do trato digestivo, objetivando o diagnóstico e, eventualmente, o tratamento de patologias que podem o acometer.
“É realizada, basicamente, com anestesia tópica à base de spray de anestésico local, em geral lidocaína, na base da língua e orofaringe, visando minimizar o incômodo da passagem do endoscópio, bem como a ocorrência de reflexos autonômicos”, explica o vice-prefeito Dr. Levi Melo, médico gastroenterologista
Ainda conforme ele, a endoscopia é um exame bastante utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos, como dores abdominais, queimação e refluxo, entre outros. Por meio do endoscópio, um tubo fino que tem uma microcâmera em sua extremidade, pode-se visualizar as paredes do esôfago, estômago e duodeno.