Passagem baixou, número de passageiros subiu

Programa de Reestruturação e Qualificação do Sistema de Transporte Coletivo Urbano, o Procoletivo da Prefeitura de Gravataí, já apresenta resultados positivos; confira

O Comitê do Programa Municipal de Reestruturação e Qualificação do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Procoletivo), composto por representantes de diversos segmentos da sociedade, se reuniu, nesta quarta-feira, 16, para avaliar os resultados da iniciativa da Prefeitura de Gravataí. Na ocasião, as constatações foram feitas pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Guilherme Ósio, que apresentou os relatórios do programa entre janeiro e fevereiro de 2022.

Entre as principais apurações, destaca-se a redução da tarifa de ônibus para o valor mais baixo da Região Metropolitana, de R$ 4,80 para R$ 3,75, o que contribuiu para o aumento de 19,68% no número de passageiros pagantes. Junto com isso, até o final de abril, o transporte público contará com o incremento de 239 novos horários, passando de 300 para 539, o que representa o aumento de 79% em relação a 2021.

Trazendo mais benefícios para a sociedade, ainda neste mês, com data prevista para o dia 28, ocorrerá o desmembramento das linhas sul. Com isso, os bairros Cohab, Parque Olinda e Vila Rica passarão a ser atendidos de forma independente.

Além de beneficiar os usuários, o programa também está impulsionando a economia de Gravataí, desonerando a folha de pagamento de empresas e gerando novos postos de trabalho. Até o momento, 48 novos colaboradores, como motoristas e profissionais da logística e manutenção, foram contratados para atuar no sistema.

Sobre o Comitê

O Comitê do Procoletivo atuará permanentemente na avaliação e acompanhamento do programa. Entre as atribuições, está a promoção da participação social e da transparência nos serviços ligados ao transporte público urbano.

De acordo com a chefe de gabinete e membro do comitê Mari Léia Bastiani, o grupo está, constantemente, monitorando os indicadores e propondo melhorias para o programa. “Sabemos da importância do Procoletivo para a sociedade. Por isso, em cada reunião, seguiremos avaliando, monitorando os resultados e sugerindo melhorias.”

Também estiveram presentes, o presidente da Câmara de Vereadores, vereador Roger Corrêa, o secretário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Adão de Cadastro, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista – Sindilojas Gravataí, José Rosa, o representante da Sogil, Joaquim Cavalheiro, o presidente do Conselho Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (CMTTU), Tiago da Cunha, o representante da OAB, Thiago Afonso Garcia, o representante do Observatório Social, Marco Diniz, e os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários Urbanos e Similares de Gravataí, Vilarci Gomes Peixoto e Vilmar de Ramos.