OSS Karatê: o projeto social que forma campeões no tatame e na vida

De forma voluntária, ali na Cohab B, em Gravataí, os professores Cristiano Vanni e Luizy Güntzel trabalham a cidadania por meio do esporte, e revelam talentos: já saíram de lá campeões brasileiros e até um vice-campeão mundial

OSS é uma expressão japonesa, utilizada nas artes marciais com inúmeros significados. O principal deles: respeito. Em Gravataí, ‘OSS’ também virou sinônimo de cidadania.

Idealizado há 2 anos pelos atletas Cristiano Vanni e Luizy Güntzel, o OSS Karatê é um projeto sem fins lucrativos que usa o karatê como ferramenta social. Um sonho de Cristiano e Luizy, que surgiu junto à necessidade de um projeto esportivo junto à comunidade. O OSS está no centro comunitário da Cohab B — nas terças e quintas-feiras.

Além das aulas de karatê, o OSS tem outras ações para integrar e somar com os alunos, como uma revista digital, onde os alunos escolhem e montam a pauta, e um programa em uma rádio web.

Participam alunos a partir dos 8 anos. Hoje, já mais mais de 40 participantes. É, sim, um projeto social que forma cidadãos. Mas também revela grandes talentos. “Dentro no nosso projeto, já temos alguns campeões brasileiros e um atleta vice-campeão mundial”, comemora Cristiano Vanni, que é o coordenador técnico e professor dos graduandos. Já Luizy Güntzel é a coordenadora geral e professora da iniciação.

Em dezembro, há atletas convocados para o campeonato nacional que acontece em  Brasília: Vinícius Balsemão (que é vice-campeão mundial), Abner Ramão (vice-campeão brasileiro) e Maryana Güntzel (campeã brasileira). “A convocação veio pelos bons resultados que a galera sempre obtém”.

E de bons resultados que podem surgir de projetos sociais, Cristiano entende bem. “Tive início na prática esportiva do karatê também em um projeto social, na minha infância. Desde que comecei a fazer as aulas, nunca mais parei”, conta. De lá em diante, uma trajetória esportiva de sucesso: foi atleta das seleções Gaúcha e Brasileira. “Dentre minhas conquistas, fui diversas vezes campeão gaúcho e brasileiro. Tive meu auge em 2014, quando participei de meu primeiro campeonato mundial, onde conquistei: Ouro na categoria 84kg; Prata na categoria Equipe; e Bronze categoria Absoluto.”

Além destas conquistas, Cristiano soma 6 medalhas em campeonatos mundiais. “Quando me aposentei das competições, ficou um espaço vazio que o projeto veio a preencher”, diz.

BUSCA POR APOIO

“Estamos em uma busca incessante de ajuda e apoio para custear a ida de nossos atletas para competição, que será em Brasília. Temos feito rifas, galetos e vakinha. Toda doação é muito importante”, conta Cristiano.

Para saber mais, é só buscar nas redes sociais: PROJETO OSS.

TREINO NO SHOPPING

No próximo dia 31, haverá um treino com a seleção do OSS no Gravatai Shopping. Confira, abaixo: