Os males respiratórios da primavera

Docente do Senac Gravataí fala sobre os problemas respiratórios da estação

Quando se trata de doenças respiratórias é importante saber que estas não são compostas apenas pelas mais conhecidas: gripe e resfriado. Nesta época do ano, onde o clima apresenta-se úmido, principal fator que favorece a proliferação dos vírus e bactérias, outros agravos respiratórios podem se apresentar, como, por exemplo, rinite alérgica, sinusite, bronquite, pneumonia e asma.

Segundo a docente do curso técnico em Enfermagem do Senac Gravataí, Virgínia Rosa Estaite, outros fatores favorecem a disseminação das doenças virais. “Um destes são os sintomas causados por esses microorganismos, onde os reflexos de tosses, espirros, a presença de coriza e as crises alérgicas são os responsáveis pela disseminação das bactérias e vírus”, explica.

A vulnerabilidade imunológica das crianças e dos idosos também são fatores que merecem atenção especial na exposição aos germes, pois possuem um risco maior de se infectarem. “A aglomeração de pessoas em ambientes fechados deve ser evitada, dado que uma pessoa com o vírus é o suficiente para contaminação de várias”, completa a docente

Sinusite x Rinite alérgica

A sinusite é a inflamação dos tecidos que revestem o seio da face, favorecendo o acúmulo de muco. Seus principais sintomas são congestão e corrimento nasal. Enquanto que a rinite alérgica é uma infecção que atinge as mucosas nasais e os principais sintomas apresentados são: coriza, espirros e obstrução nasal. “O tabagismo e a umidade podem ser gatilhos para a doença aguda”, lembra Virgínia.

Gripe x Resfriado 

Resfriado trata-se de uma infecção viral comum que atinge principalmente o nariz e a garganta. Dentre os sintomas da doença estão a presença de secreção e congestão nasal, espirros, tosse e febre baixa.

A gripe, uma infecção causada pelo vírus influenza, quando comparada ao resfriado, apresenta seus sintomas mais duradouros e severos: febre alta, fortes dores no corpo e cansaço. Nesses casos, a doença pode desencadear outros problemas de saúde, o que sugere um acompanhamento médico.

Asma x Bronquite

A asma é o adoecimento das vias aéreas (brônquios), causando inflamação e estreitamento das vias brônquicas, o que compromete a respiração. Concomitante a falta de ar, o indivíduo apresenta tosse seca e chiados no peito, principalmente à noite.

“A bronquite é caracterizada pela inflamação da mucosa dos tubos brônquicos podendo ser causada por vírus, ação bacteriana ou contato frequente com a fumaça do cigarro. Em relação aos sintomas da asma, a tosse com muco é o diferencial”, explica a docente.

A falta de cuidados com doenças respiratórias, como gripe e bronquite, aumenta a vulnerabilidade do organismo, o risco de pneumonia e um dos principais gatilhos para o desenvolvimento de doenças respiratórias é o clima úmido. “A pneumonia é caracterizada pela entrada de um agente infeccioso nos pulmões, como bactérias, vírus e fungos”, completa.

Para proteção contra essas doenças no inverno, a docente do curso técnico em Enfermagem do Senac Gravataí separou algumas passos importantes: