Os bastidores do Grêmio contados por um assessor de imprensa

Jornalista João Paulo Fontoura lança livro inédito com histórias do tricolor gaúcho entre os anos de 2010 e 2020, quando esteve à frente de assessoria de imprensa do Departamento de Futebol do clube

Divulgação

A oportunidade de transitar no ambiente sagrado do futebol durante um dos períodos mais significativos da recente trajetória do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense é o ponto de partida do livro Jornalismo e vestiário: histórias e bastidores contados por um assessor de imprensa (Capítulo 1, 304 páginas, R$ 60,00). A obra assinada pelo jornalista João Paulo Fontoura traz informações, curiosidades e reflexões acerca de episódios – públicos e inéditos – vivenciados pelo autor na companhia de importantes personagens da história do tricolor gaúcho entre os anos de 2010 e 2020, quando esteve à frente da assessoria de imprensa do Departamento de Futebol do clube.

A pré-venda — com valor diferenciado de R$ 50,00 + frete — acontece até o dia 15 de agosto, por meio da página www.jornalismoevestiario.com.br. O lançamento oficial será nos dias 16 e 17 de agosto, para convidados, no Hotel Laghetto Viverone Moinhos e no Viva Open Mall, em Porto Alegre. No dia 26 haverá uma sessão de autógrafos aberta ao público no Complex Skatepark. (Av. Protásio Alves, 3839, às 16h).

Sobre o livro

O conteúdo da obra reflete a experiência acumulada por JP — como ficou conhecido no meio do jornalismo esportivo nacional — que, em pouco menos de uma década, trabalhou em 654 partidas, 212 viagens oficiais e mais de mil entrevistas coletivas de oito comissões técnicas nas gestões dos presidentes Paulo Odone, Fábio André Koff e Romildo Bolzan Júnior. O autor propõe uma narrativa cronológica que vai muito além da descrição e análise de assuntos de conhecimento público, passando também por bastidores de episódios e fatos que nem mesmo imprensa e torcida têm conhecimento.

Ancorado em convicções pessoais, na forte influência do campo acadêmico e em uma visão que não abre mão do caráter profissional da atividade do assessor de imprensa, o autor contextualiza o leitor com temas mais técnicos da área da comunicação para dar luz a questões fundamentais da atividade jornalística no âmbito esportivo, tais como as relações de trabalho e de poder desenvolvidas entre os diferentes profissionais que atuam dentro do ambiente apaixonante, dinâmico e político em que se situa o futebol.

Com o objetivo de apresentar diferentes pontos de vista que não predominantemente o seu – uma prerrogativa básica do bom jornalismo, aliás –, o autor, além de suas memórias e impressões particulares dos fatos, agrega à narrativa o depoimento de personagens como jogadores, executivos, dirigentes e membros de comissões técnicas e de arbitragem.

Os textos de apresentação do livro são assinados pelo jornalista esportivo José Alberto Andrade e pelo técnico de futebol Roger Machado.

Sobre o autor

Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS/2004), João Paulo Jobim Fontoura é mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos/2014), com pós-graduação em Administração e Marketing Esportivo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/2005). Atualmente atua nas equipes de comunicação da Success Sports, com sede em Porto Alegre e da Liga Nacional de Futsal (LNF).

O jornalista acumula passagens pela redação do jornal Correio do Povo e do Portal Terra, além de reportagem e produção das Rádios Gaúcha e Bandeirantes.