Nova célula robótica de Gravataí é oficialmente inaugurada

Robô doado pela GM está localizado no Colégio Sinodal e irá capacitar jovens e adultos na indústria 4.0

Foto: Vivian Anne

Foi inaugurada oficialmente, na tarde desta sexta-feira, 22, a nova célula robótica de Gravataí. O robô, doado pela General Motors (GM), está localizado no Colégio Sinodal e oportuniza a capacitação de jovens e adultos na indústria 4.0, pré-requisito para atingir a excelência da indústria 5.0.

Desde 2021, a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Smict), vem trabalhando em estreita colaboração com diversos parceiros do ecossistema de Gravataí para a realização do projeto, incluindo a General Motors (GM), a Associação Gaúcha de Tecnologia e Inovação do Vale do Gravataí (AGTI) e o Colégio Sinodal Prado Bairro Cidade.

“Este é mais um passo que damos na evolução dos nossos alunos e da nossa comunidade, para ter mais produtividade e para que a GM possa, em Gravataí, buscar nas escolas públicas e privadas pessoas que tenham talento e intimidade com tecnologia. Tenho certeza absoluta que este braço robótico é um novo passo para o nosso município em direção ao futuro da indústria 4.0”, ressalta o prefeito Luiz Zaffalon.

“Esse equipamento tem um valor muito maior do que ele vai proporcionar à economia. Nós sabemos o quanto queremos mudar, ampliar e dar oportunidades. Nós temos a obrigação de fazer essa jornada, de deixar esse legado, esse equipamento. São as pessoas que confiaram nesse projeto que foram buscar apoio no trabalho colaborativo que está aí, que foi muito significativo”, destaca a secretária da Smict, Selma Fraga.

“A nossa missão vai além de produzir carros. Muitas pessoas já passaram pelo nosso complexo, muitas famílias. Participar deste projeto tem um valor muito especial para nós, pois não é apenas doar o robô e acaba por aí. Tem de participar, porque é um equipamento que requer muita tecnologia e muito conhecimento”, comenta o diretor de operações do Complexo Industrial da GM de Gravataí, Marcel Querotti.

“Esse equipamento transcende a sua função primária como uma ferramenta de aprendizado, ele representa um passo gigantesco em nossa missão coletiva de qualificar de forma proativa a mão de obra da nossa cidade, preparando-se não apenas para enfrentar desafios futuros, mas também liderar a inovação em um mundo cada vez mais tecnológico”, disse animada a presidente da AGTI, Anyuska Cusato.

O equipamento

O braço robótico oferecido em doação pela GM é um FANUC R-2000iB/210F. A FANUC é uma empresa japonesa especializada na produção de robôs industriais, particularmente para a indústria automobilística.

O robô em questão é um manipulador com acionamento pneumático. Segundo Rosario (2010, p. 77-78), esse tipo de robô industrial apresenta vantagens em relação aos sistemas hidráulicos, destacando-se sua rapidez, custo relativamente mais baixo, manutenção mais simples e maior constância em velocidades mais altas.

Embora suas aplicações na indústria sejam variadas, com atuação em pintura, solda e corte, na escola, por questões de segurança e viabilidade, seria utilizado com garras de transporte, um dos usos mais frequentes no âmbito industrial.

O braço robótico possui 1240 Kg, capacidade de carga de até 210 Kg, seis eixos articulados e precisão de 0,3mm. A partir de agora, a ferramenta está oficialmente disponível para cursos e capacitações, a serem lançados em breve em parceria com as instituições de ensino do município de Gravataí.

Estiveram presentes no ato o vice-prefeito Dr. Levi Melo, o secretário adjunto da Smict Robson Andrei dos Santos, o fundador e vice-presidente da AGTI Henrique Antonio Gerstner, o diretor do Colégio Sinodal Gravataí Tiago Becker, a líder da ESG GM América do Sul e presidente do Instituto General Motors Daniela Kraemer, o facilitador de manutenção e instrutor de robótica da General Motors Anderson Germano Pereira Domingues, a diretora da escola SESI Gravataí Bianca Visentin, além de demais autoridades.