‘Negra, sim!’ A valorização da cultura afro em cena

Peça da Cia Teatral Porão de Ensaio estreia neste final de semana em Gravataí, com entrada gratuita

Silvia Maciell, ao centro, dirige peça que busca despertar uma nova tomada de consciência — Foto: Luis Ferreirah/Divulgação

Uma jornada de reflexão e valorização da cultura afro-brasileira. Com essa proposta, a peça ‘Negra, sim!’ leva ao palco — com danças, músicas e outras expressões culturais — a reflexão sobre uma sociedade igualitária. Escrita e dirigida pela produtora e atriz Silvia Maciell, a peça estreia em Gravataí neste final de semana (25 e 26/9), Clube Social Negro Seis de Maio.

A entrada é gratuita, mas atenção: para o sábado, 25, a lotação está esgotada — com parte dos lugares destinados ao Quilombo Manoel Barbosa. No domingo, 26, acontecem duas sessões, às 14h30 e às 16h30, e restam apenas poucos lugares. O agendamento deve ser feito pelo e-mail negrasimteatro@gmail.com.

Apesar de gratuita, é sugerida a doação de alimentos não-perecíveis para a entrada, que serão doados ao Quilombo Manoel Barbosa.

O espetáculo é apresentado pela Cia Teatral Porão de Ensaio e foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, por meio do edital 10/2020 — Saberes e Fazeres Culturais, de Gravataí.

“A peça ‘Negra, sim!’ é um convite à prevenção do racismo, por ter em seu elenco e atender ao público negro e não negro, para que juntos possamos refazer uma sociedade igualitária”, resume Silvia.

A história de ‘Negra, sim!’ é verídica, vivida pela própria autora, e escrita com objetivo de levar conhecimentos, ao público em geral, sobre a cultura afro-brasileira.

Já a Cia Teatral Porão de Ensaio existe há mais de uma década, e já foi dirigida por Silvia em outras peças, com premiações em festivais pelo RS. Essa montagem, porém é inédita. “Quem ainda não tinha sido dirigido por mim e chegou ao grupo por indicação, só somou. Estou encantada com este novo elenco e com o espetáculo”, revela a diretora.

A intenção, após a estreia, é percorrer toda a região metropolitana coma peça, além de buscar apoio para apresentação em outros Estados.

Sobre a diretora

Silvia Maciell é formada em Artes Cênicas pelo Teatro Escola de Porto Alegre (Tepa), graduanda do curso de Letras — Língua Portuguesa — Formação Pedagógica (Estácio de Sá/RS).

É diretora, dramaturga, atriz, iluminadora, produtora, pesquisadora e educadora de teatro. Também atua como diretora adjunta nos grupos de dança-teatro Porão de Ensaio, Movimento Cênico (com 11 espetáculos premiados em festivais do Estado) e Unidos pela Arte.

Já recebeu diversas indicações e premiações em eventos do Rio Grande do Sul, como Açorianos em Dança e Prêmio Aberje-Sul de Responsabilidade História e Memória.

Integra a Frente Negra Gaúcha e o Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude. É representante do segmento da área artística do Colegiado Setorial de Teatro do RS.

Sinopse

‘Negra, sim!’ narra a trajetória de uma mulher negra que sente a dor da exclusão ainda criança. Como ocorre na maioria dos casos, o preconceito velado vem disfarçado de ‘brincadeiras’; porém, graças à educação que recebera de sua mãe e por conhecer e se orgulhar da verdadeira história de seus antepassados, a menina consegue crescer autêntica, deixando essas lembranças no passado.

Ela passa a encorajar outras crianças negras a buscarem seu espaço nos lugares onde bem desejarem e as crianças não-negras a conhecerem a cultura de matriz africana, diminuindo o preconceito racial.

Ficha técnica

SERVIÇO

O quê: Estreia do espetáculo teatral ‘Negra, sim!’

Onde: Clube Social Negro Seis de Maio (Rua Castilho Inácio Barcelos, 124, bairro Oriçó), Gravataí-RS. Apresentação presencial, atendendo aos protocolos sanitários ditados pela OMS e Governo do Estado do RS. Obrigatório o uso de máscara.

Quando: Dia 25/09, às 15h. Com Versão em Libras.
Dia 26/09, às 14h30min e às 16h30min.

Duração: 1 hora.

Quanto: Entrada franca. Ingressos limitados.

Projeto selecionado no âmbito do Edital de Chamamento Público nº 10/2020 — Saberes e Fazeres Culturais — Município de Gravataí/RS — Lei Aldir Blanc.