Na seletiva interna do SESI Gravataí, Spark conquista vaga com o projeto Cidade Subterrânea

Seletiva definiu a equipe que representará a cidade no torneio pré-regional em agosto

Com protagonismo na promoção da educação tecnológica e no incentivo ao protagonismo estudantil, o SESI Gravataí realizou, no último sábado (5), a Seletiva Interna de Robótica 2025. A iniciativa mobilizou alunos do contraturno escolar em uma disputa repleta de criatividade, inovação e trabalho em equipe.

A ação, que integra a metodologia internacional da First Lego League Challenge (FLL), tem como objetivo despertar o interesse de jovens nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), preparando-os para os desafios do futuro.

A Prefeitura de Gravataí, parceira na valorização de iniciativas que impulsionam o ecossistema de inovação local, esteve presente no evento, reforçando seu apoio à formação de novos talentos e à educação conectada com as transformações do mundo do trabalho.

“Iniciativas como essa fortalecem o ecossistema local de inovação e contribuem para formar talentos alinhados com as novas demandas do mercado”, destacou a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga.

Presente no evento, o secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco, elogiou o envolvimento dos estudantes:
“Foi inspirador ver como os alunos integraram tecnologia e cultura local, trabalhando em equipe e buscando soluções criativas. Essa mistura é fundamental para formar jovens preparados para o futuro.”

A equipe Spark, formada por alunos do contraturno, foi a vencedora da etapa interna e representará o SESI Gravataí na seletiva pré-regional do SESI, que será realizada ainda em agosto. Essa etapa definirá as equipes que disputarão a regional, que irá selecionar os representantes do Rio Grande do Sul na fase nacional da First Lego League Challenge (FLL), um dos maiores torneios de robótica educacional do mundo.

O projeto vencedor foi o Cidade Subterrânea, um jogo em formato de aplicativo que apresenta, de forma interativa, parte da história de Gravataí por meio da arqueologia. A equipe contou com a orientação do historiador Carlos Albani, responsável pela área de patrimônio cultural do município, que atua na Casa de Cultura. O envolvimento interdisciplinar foi um dos pontos altos da iniciativa, conectando história, tecnologia e inovação educacional.

A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (SMICT), também se prepara para realizar a 4ª edição do Torneio de Robótica do município, nos dias 9 e 10 de outubro de 2025. O evento integra as ações dos programas Startup Gravataí e Usina de Talentos, voltados ao fomento da inovação e à qualificação de jovens para o futuro do trabalho.