Mulheres que inspiram — Agricultoras: mãe de dois filhos, Sandra Barbosa divide-se entre a produção de leite e as rotinas da casa

A série Mulheres que Inspiram, iniciativa do Gabinete da Primeira-Dama para homenagear as mulheres no mês que é dedicado aos cuidados da saúde feminina, ganhou um novo público este ano. Em busca de reconhecer o trabalho das mulheres que dedicam a vida ao trabalho no campo, a primeira-dama Marlene Zaffalon está visitando e conhecendo de perto o dia a dia das agricultoras de Gravataí. “Muitas vezes esquecidas pela sociedade, essas são mulheres que nos ensinam muito. Levantam cedo, lidam no campo e estão sempre com um sorriso no rosto, mesmo em meio a uma árdua rotina de trabalho e casa”, lembrou Marlene.

No relógio, marcam 5h quando a família começa a rotina. Levantar, ordenhar as vacas, lavar tudo, deixar os espaços limpos e só após a pausa para o café para restabelecer as energias do casal que há 22 anos vive da produção de leite. À tarde, o processo se repete, mas agora com a ajuda dos filhos que estudam pela manhã na rede municipal.

Vivendo diariamente essa rotina, a primeira homenageada é Sandra Barbosa. Moradora desde sempre da Fazenda Conceição, na zona rural de Gravataí, a agricultora, mãe de dois filhos, conta que desde pequena acompanhou o seu pai na produção de leite e que depois de casada seguiu com a tradição da família. “Eu amo a vida no campo, fazemos tudo com muito amor e dedicação. Temos contrato com uma cooperativa e, com isso, nos mantemos e conseguimos, após 21 anos, modernizar nosso processo de ordenha e o local onde os animais vivem e isso é muito gratificante”, disse Sandra, ao mostrar os novos espaços conquistados pela família.

Durante o mês de março, serão retratadas na série, que conta com a parceria da Secretaria Municipal da Agricultura, a vida e o dia a dia de algumas mulheres agricultoras do município.