Live destaca a importância de ações digitais no período de pandemia

'Mude ou feche as portas' foi tema de live promovida pelo Sindilojas Gravataí; veja dicas

Divulgação/Sindilojas

O Sindilojas Gravataí em parceria com a Multbiz – Fábrica de Negócios realizou uma live, na noite desta terça-feira (09-06), na sede do Sindicato, com a participação do gestor de Marketing da entidade, Vinícius Saraiva, que atuou como mediador, o CEO e fundador da Multbiz, Rodrigo Féo e a convidada especialista em comunicação, Tatiana Hartkow. O tema “Mude ou Feche as Portas – ações assertivas para colocar em prática no seu negócio! ”, destacou estratégias e possibilidades que podem ser utilizadas pelas empresas durante o período de pandemia.

Para Rodrigo Féo, os empreendedores devem ter em mente que o cenário atual deve permanecer por muito tempo. Cuidado de entender o momento, o que fazer de diferente para ter resultado, porque tem muita gente comprando.

De acordo com a profissional de comunicação, Tatiana Rartkow, este é um momento que tem muito a ver com a questão comportamental, com a linguagem, com o jeito que o cliente é atendido. “Isto faz muita diferença. Muitas pessoas estão vendendo melhor na quarentena. As pessoas dizem que não está bom, mas não mudam suas estratégias”, salienta.

A nova realidade exige uma necessidade de adaptação por parte do empreendedor com o seu cliente. “Tomar uma decisão diante da realidade atual e da mudança de comportamento do consumidor”, exemplifica.

As ações de marketing estão completamente conectadas ao processo de vendas. Para os profissionais, é fundamental investir em marketing digital que é tendência, além de promover um engajamento, cuidar do atendimento com uma boa comunicação, aliar o marketing e uma boa abordagem de vendas pelas redes sociais e whatsapp.

Neste contexto, a Tatiana explica que é imprescindível entender de que forma o teu produto pode ajudar o teu cliente e saber de que forma teu produto resolve a solução do teu consumidor. Seguindo nesta mesma ideia, Rodrigo enfatiza que é preciso buscar uma forma de como se reinventar. “Ver possibilidades e alternativas e entender como reter e captar clientes”, esclarece.

Entre as estratégias, o atendimento online tem tido um reflexo bastante positivo, pois tem uma abrangência maior em impacta mais pessoas de outras localidades. “As pessoas não querem fazer cursos ou treinamentos. Elas querem resultados, soluções”, argumenta.

A pandemia refletiu também na objetividade do cliente. A comunicação digital facilita muito e com sua aceleração de uso contribuiu de forma significativa nos negócios da empresa. Outra dica apontada durante o encontro virtual, foi o uso de uma forma de comunicação mais assertiva pelo whatsapp. “Faça contato com teu cliente e pergunte como ele está e busque entender o contexto e a realidade deste cliente. As pessoas estão precisando desta conexão. As pessoas estão mais carentes, elas necessitam de mais tempo e atenção. Entender a realidade e mostrar interesse faz uma grande diferença”, indica.

São várias as ferramentas de estratégia que podem ser utilizadas no seu negócio. Basta apenas usar a mais adequada para a realidade do seu cliente.

Atenção para as dicas:

1)      Entender a persona – compreender teu cliente;

2)      Vender um produto com valor agregado que atenda às diferentes classes econômicas, como PMG, em nível de dinheiro;

3)      Segmentar tua persona.

Desta forma, o seu negócio não deixa de ganhar clientes em virtude da oferta de diversas opções de preços. Muitas pessoas buscam o que é mais barato.