Gravataí mantém em vigência as regras de bandeira vermelha

Com a manutenção da cogestão, município não terá, pelo menos por enquanto, medidas mais duras da bandeira preta, mas a população precisa fazer a sua parte

Foto: Paloma Vargas/PMG

Em live realizada na noite desta segunda-feira, 22, o prefeito Luiz Zaffalon informou que o sistema de cogestão foi mantido pelo Governo do Estado. Sendo assim, a cidade está em bandeira preta, mas sob vigência das regras da bandeira vermelha. “O governador Eduardo Leite acatou o pedido dos prefeitos para não fecharmos totalmente as cidades, porém, isso aumenta e muito a responsabilidade de todos para que não tenhamos um colapso no nosso sistema de saúde”, destacou Zaffa, solicitando a compreensão e o empenho de todos os gravataienses. “Conseguimos evoluir não fechando a cidade, porém é fundamental que todos estejamos engajados nos cuidados. Mantenham os protocolos e saiam, apenas, se necessário”, reiterou o prefeito.

A partir desta terça-feira, 23, todas as atividades ficam suspensas das 20h às 5h. Ainda para amanhã, o município aguarda a publicação do decreto estadual que define as novas medidas que passam a valer a partir de agora. E, na próxima quinta-feira, 25, uma nova reunião com os prefeitos será feita para avaliação dos protocolos adotados e do sistema de leitos.

Manutenção da vigência das atuais regras permite volta às aulas

O sistema de educação, a partir deste momento, faz parte da cogestão. Sendo assim, escolas de educação infantil e 1° e 2° anos do ensino fundamental poderão iniciar as aulas, de acordo com as regras vigentes na bandeira vermelha.

Participaram da live, além do prefeito Zaffa, os secretários municipais Régis Fonseca (Saúde), Sonia Oliveira (Educação) e coronel Flávio Lopes (Segurança Pública).