Está no ar: Subportal da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Gravataí oferece 52 serviços à população de maneira digital

Já está disponibilizado no site da Prefeitura de Gravataí (www.gravatai.atende.net) o subportal da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDUR), com diversas novidades para profissionais de engenharia e arquitetura, empreendedores e usuários em geral. Na aba “serviços”, estão todas as 52 ações disponibilizadas à população pela SMDUR, totalmente revisadas e com a descrição individualizada, ou seja, o usuário saberá para que serve e a maneira de solicitá-la. A partir desta remodelação do subportal, todos os serviços passam a ser abertos de forma totalmente digital e, assim, seguirão até as suas finalizações, fazendo com que não seja mais utilizado papel nos processos da secretaria. Modelos de pranchas, de passeios acessíveis, tutoriais, acessos ao Mapa Digital do Plano Diretor e ao Mapa Georreferenciado, legislações, notícias, links úteis, contatos de todos os setores da Secretaria, tudo disponibilizado com fácil identificação pelo usuário.

Segundo o secretário responsável pela pasta, Claudio Santos, as assinaturas e carimbos, que também são todos digitais, poderão ser autenticados pelos requerentes ou órgãos que receberem os documentos, a qualquer momento, através do QRCode que os acompanha no documento. “Iniciamos um novo tempo na SMDUR, adaptando-a à modernidade e diminuindo o tempo de resposta dos nossos serviços. Estão incluídas aí as pranchas aprovadas/regularizadas, memoriais e laudos, assim como os projetos urbanísticos de loteamentos e condomínios, termos de aprovação e termos de compromisso, que não mais necessitarão de cópia física”, explicou.

Juntamente à disponibilização da página, a SMDUR colocou em funcionamento uma linha de WhatsApp (51) 99189-8826 – para auxiliar na agilidade das informações sobre os processos que tramitam na secretaria. Brevemente, estarão disponíveis as informações relativas às reuniões do Serviço de Supervisão do Processo Urbano (SSPU) e do Conselho Municipal do Plano Diretor, com pautas, atas e decisões tomadas, proporcionando total transparência das soluções técnicas adotadas pela SMDUR.

Também serão disponibilizados os Termos de Referência dos Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) ajustados com os empreendimentos para os quais a legislação exigir. “Sugiro que a população olhe, pesquise e utilize o Mapa Digital do Plano Diretor com as informações oficiais sobre o sistema viário, loteamentos, condomínios e acesse também o Mapa Georreferenciado referente ao Cadastro Imobiliário Municipal. As informações oficiais estão ali”, finalizou o secretário Claudio.