Escolas de Gravataí recebem oficina de tecelagem gratuita

Com objetivo democratizar o acesso à cultura, o projeto Estância da Arte promoverá, durante o mês de setembro, diversas oficinas gratuitas em escolas públicas do Rio Grande do Sul. A cidade de Gravataí receberá algumas das atividades, que ocorrerão nos dias 25 e 29/9, com a participação da arte-educadora Klau Brentano. Ela conduzirá uma oficina sobre tecelagem para os estudantes do 3º ao 5º ano das escolas Santa Rita de Cássia, São Francisco de Assis e Murialdo e utilizará a trama de tear manual, resgatando uma técnica muito importante para a cultura gaúcha e usada na confecção de itens como ponchos e acessórios.

No total, serão realizadas 15 oficinas em escolas de diversas regiões do Estado, com a participação de cerca de 300 estudantes. As atividades serão ministradas por profissionais ligados à arte e que ensinarão aos alunos técnicas de desenho, tecelagem, escultura e pintura a óleo. Além disso, todos os materiais utilizados serão fornecidos gratuitamente pelo Estância da Arte, que é um espaço cultural situado no Pavilhão Internacional do Parque Assis Brasil, durante a Expointer.

Neste ano, a iniciativa, que teve sua primeira edição em 2019, promoveu uma mostra coletiva com sete artistas e um número recorde de obras: foram mais de 40, entre pinturas, desenhos e esculturas que retratavam a rotina campeira. A curadoria da edição de 2023 foi do artista Marciano Schmitz e a mostra atraiu um grande público durante a feira.

O Estância da Arte, PRONAC 221642, conta com patrocínio master do Banco De Lage Landen e CPA Máquinas, patrocínio da Marcher Brasil e Guaibacar. A realização é da produtora cultural Simples Assim e Ministério da Cultura do Governo Federal – União e Reconstrução, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Sobre a arte-educadora Klau Brentano

Artista plástica e arte-educadora formada pela Universidade Feevale, especialista em Educação Especial e Inclusiva, atua como arte-educadora em escolas de Educação Infantil, eventos institucionais, empresariais, projetos culturais com o Ateliê Itinerante, além de conduzir um grupo de empreendedoras criativas.