Há um mês, os impactos da maior catástrofe climática registrada no Rio Grande do Sul repercutiram significativamente na vida de centenas de municípios e de milhares de pessoas. Em Gravataí, a prefeitura prontamente disponibilizou todo o auxílio e acolhimento aos abrigados. Na área da saúde, não foi diferente. Durante este período, equipes volantes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já realizaram mais de 1,5 mil atendimentos de saúde aos abrigados no município, e seguem garantindo a assistência nos locais de acolhimento.
“Continuamos prestando todo o suporte em saúde tanto aos abrigados, muitos vindo de outros municípios, quanto à população de Gravataí que necessita dos serviços de saúde”, destaca o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Para a assistência em saúde nos abrigos em Gravataí, foram disponibilizados atendimentos médicos e de enfermagem diariamente, levando ações como verificação de pressão arterial, renovação de receitas, realização de curativos e fornecimento de medicamentos, assim como atendimentos em saúde mental e atendimentos de urgência e emergência, sempre que necessário.
A SMS lembra ainda que os atendimentos permaneceram também aos finais de semana, de modo a garantir todo o suporte e amparo necessários nos abrigos de Gravataí, que também receberam – e mantém – desabrigados de outros municípios, como Porto Alegre, Canoas e Eldorado do Sul. Além disso, ações de vacinação foram viabilizadas, a fim de prevenir doenças e proteger a população atingida pelas enchentes durante um período prolongado. Ao menos 1.147 doses das vacinas influenza e dT, que protegem contra a gripe e contra o tétano, foram aplicadas pelas equipes de saúde.
Dando seguimento ao planejamento estratégico adotado pela SMS com as equipes volantes, as unidades de saúde também estão garantindo a assistência aos abrigos de seus territórios, tanto nos próprios serviços de saúde quanto nos locais de acolhimento. Desta forma, visam garantir todo o suporte aos atingidos, ao mesmo tempo que continuam com os atendimentos à população gravataiense.
As unidades de pronto atendimento (UPAs) e o Hospital Dom João Becker (HDJB) permanecem à disposição da população sempre que necessário, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado a qualquer momento pelo telefone 192. Em casos de urgência e emergência, os responsáveis pelos abrigos e/ou os abrigados podem contatar o Samu ou utilizar os serviços de pronto atendimento em Gravataí.