Deputada estadual reeleita, Patrícia Alba segue sendo a voz firme contra novas praças de pedágios em rodovias gaúchas

Em Brasília, a parlamentar reiterou posição contrária ao plano de concessões das BRs 116, 290, 158 e 392 e defendeu a realização de audiências públicas

Cumprindo agendas em Brasília, a deputada estadual Patrícia Alba (MDB) esteve na sede da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), durante esta sexta-feira (11), participando de audiência pública sobre o plano de concessão do Governo Federal para quatro rodovias gaúchas. São elas: as BRs 116, 290, 158 e 392. Durante a sua manifestação, a parlamentar reiterou posição contrária à proposta, que prevê 13 novas praças de pedágio e tarifas que podem variar de R$ 11,51 em trechos de pista simples, a R$ 16,15, nos casos de pista dupla.

“O nosso Estado, põe sua localização, já tem sua competitividade bastante prejudicada e, agora, o governo federal planeja instalar mais 13 novas praças de pedágio. Além disso, o governo estadual já tem um plano de concessões que prevê a instalação de outras 22 praças. Isso vai cercar o Rio Grande do Sul de pedágios”, afirmou a deputada Patrícia, frisando que a população já paga impostos esperando melhorias na área de infraestrutura.

Na oportunidade, Patrícia também defendeu que a ANTT promova audiências públicas nas cidades que serão impactadas pela instalação das praças, de modo que a população tenha as suas opiniões ouvidas e que o processo conte com a devida transparência em relação ao plano de concessão.

“É importante que a população atingida por esses estudos tenha acesso facilitado e adequado ao assunto. As pessoas não vão vir a Brasília. Além disso, manifestações por escrito representam um caminho mais dificultado. Queremos que as pessoas possam ser ouvidas e saibam, por exemplo, onde ficarão as praças de pedágio, o que dizem os estudos de impacto ambiental e de vizinhança, entre outras informações. ”, solicitou.

Impactos na geração de emprego

No início desta semana, após participar de uma mobilização política e empresarial com lideranças da Costa Doce, Patrícia alertou para os impactos da proposta de concessão na economia da região e de todo o Estado.

“Além de tornar o acesso da região a Porto Alegre mais caro, a concessão poderá desestimular a economia, a geração de empregos e a atração de investimentos locais. ”, escreveu em suas redes sociais.

Participantes

A audiência pública da ANTT também contou com a participação dos deputados federais Afonso Hamm (PP), Daniel Trzeciak (PSDB), Paulo Pimenta (PT), Pedro Westphalen (PP), Pompeu de Mattos (PDT); os deputados estaduais Marcus Vinícius (PP), Stela Farias (PT) e Zé Nunes (PT); os prefeitos Ernani Gonçalves, de Eldorado do Sul, Fábio Branco, de Rio Grande, Jardel Cardoso, de Arambaré, Marcelo Maranata, de Guaíba e Paula Facco, de Cruz Alta; o secretário municipal de Governo de Guaíba, Ernani Chacrinha; o vereador Miguel Crizel; entre outras autoridades.