De R$ 4,80 para R$ 3,75: Gravataí terá a passagem de ônibus mais barata da região

Iniciativa torna o município protagonista na ação de incentivar o uso do transporte público coletivo; sensibilidade e coragem para enfrentar o tema

Douglas Rosa/PMG

O prefeito Luiz Zaffalon anunciou, nesta quarta-feira, 29,  a implementação do Programa Municipal de Reestruturação e Qualificação do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Procoletivo), que prevê a redução do valor da passagem dos ônibus urbanos (os branquinhos) de Gravataí, de R$ 4,80 para R$ 3,75, a mais baixa, entre todos os municípios da Região Metropolitana. Com a coragem do governo municipal e vereadores para enfrentar o tema, iniciativa torna o município protagonista na ação de incentivar o uso do transporte público coletivo. A nova tarifa passará a vigorar a partir da 0h (zero hora) do próximo sábado, 1º.

A mudança significa uma redução, de mais de 20%, no valor da passagem e ajuda a equacionar um dos grandes dilemas enfrentados, hoje, pela maioria dos municípios localizados em grandes centros urbanos, referente ao transporte coletivo. O prefeito de Gravataí destacou que, ao mesmo tempo em que é anunciada uma solução, ampliando o acesso e reduzindo o custo à população, não será necessário retirar recursos de nenhuma outra área. Zaffalon ressaltou que, quanto mais pessoas usarem, mais o sistema irá evoluir e, com isso, a tarifa poderá ser mantida ou até reduzida, no futuro.

“Esse é um tema que tem mobilizado prefeitos em todo o país, uma vez que trata-se de um serviço público e essencial. A solução encontrada em Gravataí vai beneficiar, não apenas os usuários do sistema de transporte com a redução da passagem e com melhorias na qualidade do serviço, mas, também, os empregadores, desonerando a folha e garantindo mais competitividade ao município na atração de novos investimentos e na geração de empregos. Um círculo virtuoso que estamos gerando a partir do plano anunciado. Agradeço aos vereadores que tiveram a sensibilidade de aprovar esse projeto na Câmara”, enfatizou Zaffalon, lembrando da aprovação da proposta, em dezembro, por 14 votos a 5.

Procoletivo

O Programa Municipal de Reestruturação e Qualificação do Sistema de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros (Procoletivo) será viabilizado, por meio de recursos advindos dos royalties do petróleo, que começaram a ser pagos a Gravataí, em outubro, resultado de uma ação judicial vencida pela prefeitura. Além de permitir a redução no valor da passagem, garantirá importantes investimentos no sistema de mobilidade urbana, contemplando, também, os moradores que se deslocam de carro, moto, bicicleta e outros meios de transporte nas ruas de Gravataí.

A iniciativa terá como diretrizes estratégicas, a qualificação dos serviços prestados aos usuários, a garantia de sustentabilidade e do equilíbrio econômico-financeiro, a eficiência operacional e a transparência das informações e dos dados do sistema. Será dividida em três grandes fases. A primeira será a redução da tarifa, implementada agora; a segunda, o planejamento da operação do sistema de transporte de passageiros; e a terceira, a qualificação e as melhorias nesta área.

“Todas as medidas e estudos que estão sendo feitos têm como foco o fortalecimento do sistema público de transporte coletivo de Gravataí, para que ele se torne autossustentável, já que, quanto mais pessoas usarem, maior é o rateio do custo do quilômetro rodado”, afirmou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro, lembrando que, atualmente, é apenas o valor do bilhete do pagante que sustenta o sistema.

Melhorias

A partir de janeiro, anunciou Zaffalon, outras melhorias também serão implementadas, como a readequação de linhas e horários, retomando grande parte da rede ofertada em 2019. Além disso, está prevista a qualificação da frota, a médio prazo, e a qualificação de vias, com pavimentações, e de locais de embarque (mobiliário urbano).

Uma nova versão do aplicativo do usuário já está em operação. O TimeBus está sendo desenvolvido, assim como um novo aplicativo que oferecerá transporte por demanda. Neste último, usuários de localidades mais afastadas e com baixa demanda poderão ser transportados por veículos menores, como micro-ônibus ou, até mesmo, por veículos menores que levarão o usuário até uma via troncal do transporte público, com maior fluxo de ônibus e horários, possibilitando que ele também acesse o serviço.

Diagnóstico

A queda do número de passageiros no transporte público municipal de Gravataí, de 2013 para cá, é de cerca de 70% – de 611 mil para 173 mil, em 2021, considerando os períodos entre março e novembro de cada ano. O custo para a operação também tem crescido consideravelmente. Somente em relação ao diesel, por exemplo, o impacto em 2021 foi de alta de 65%. Além disso, outra questão importante é o impacto das gratuidades para estudantes, idosos e pessoas isentas, por motivo de saúde e por meio do Bilhete Social instituído pela prefeitura.

Atualmente, cerca de 40% dos usuários na cidade (80 mil pessoas) possuem algum tipo de isenção. Com o projeto e o incremento ao sistema, custeando o valor dessas pessoas – com exceção dos idosos com mais de 65 anos, por se tratar de uma lei federal – como se elas pagassem integralmente, o sistema poderá tornar-se autossustentável.

“Enquanto muitos municípios precisam reajustar a passagem, para compensar as perdas, ou estudam alguma outra taxação à população, em Gravataí estamos reduzindo o valor da passagem sem penalizar o morador que ainda será beneficiado com as obras que estamos anunciando. A meta é aumentar o número de usuários, oxigenar o sistema de transporte e qualificar o serviço prestado”, reiterou o prefeito.

Economia

Com a redução de mais de 20% no preço da passagem, a economia de cada usuário poderá ser de pelo menos R$ 50. “É um valor que auxilia, especialmente, as famílias de baixa renda. É dinheiro no bolso do trabalhador”, observou Zaffalon.