Começam as aulas do programa Usina de Talentos, uma parceria entre Senac Gravataí e Prefeitura

Iniciativa está disponibilizando bolsas de estudos integrais para jovens entre 17 e 30 anos de idade

Douglas Rosa/PMG

O prefeito Luiz Zaffalon acompanhou, nesta segunda-feira, 23, o início das aulas das turmas de lógica da programação do Usina de Talentos, que está disponibilizando bolsas de estudos integrais para jovens entre 17 e 30 anos de idade, a partir de uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Ao todo, 240 pessoas estão matriculadas na iniciativa, que também contempla vagas para aprendizado em programação Java, Web PHP e em Inglês.

Na ocasião, Zaffalon destacou que Gravataí está transformando-se em um polo de tecnologia, com uma legislação moderna e que atrai novas empresas para dentro da cidade, o que gera empregos e renda para a população. Entretanto, este novo mercado exige mão de obra qualificada, por isso, a necessidade de ofertar cursos de qualificação para aqueles que visam atuar neste mercado.

“Muitas empresas estão buscando mão de obra qualificada, mas não encontram. Essa é uma grande oportunidade para nossos jovens se qualificarem e começarem a atuar neste mercado. As vagas de emprego estão aí, e nenhuma ferramenta social nos dá mais dignidade do que o emprego, que nos permite construir o nosso futuro”, relatou o prefeito.

Também presente, a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Selma Fraga, contou sua trajetória na área da tecnologia, buscando motivar os alunos a seguirem firmes em todos os conteúdos abordados durante o curso. Na ocasião, também foi destacado o empenho da SMICT em estabelecer programas e projetos em prol da Inovação em Gravataí.

Startup Córtex acompanhará o desempenho dos alunos

Durante a visita, o prefeito Luiz Zaffalon também assinou o acordo de cooperação técnica com a Córtex, que irá monitorar o desempenho dos alunos pelo aplicativo EduSpace. A startup será avaliada a partir do modelo de prova de conceito (PoC), durante a qual passará por um processo de validação para outros programas e projetos nas áreas de capacitação e desenvolvimento.

Entre os benefícios do EduSpace, estão a redução da evasão escolar e o acompanhamento do desempenho dos alunos, a partir de relatórios inteligentes. Os dados obtidos também poderão ser acompanhados pelos pais e responsáveis dos jovens.

Também estiveram presentes ao ato, o diretor do Senac Gravataí, Gidião Monteiro, e o sócio-diretor da Cortéx, Richard Rigobert Lucht.